13 de julho de 2015 • 10:11 am

Esportes

Jogos Pan-Americanos: Brasil tem um início abaixo do esperado no quadro de medalhas

Após dois dias de disputa o Brasil ocupa a 5ª colocação no quadro geral de medalhas dos jogos Pan-Amernicanos de Toronto, onde até o momento conquistou quatro medalhas de ouro…

Por: Roberto Boroni
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
yahoo pan

Ginástica artística conquistou a prata na competição geral por aparelhos (Foto: Yahoo)

Após dois dias de disputa o Brasil ocupa a 5ª colocação no quadro geral de medalhas dos jogos Pan-Amernicanos de Toronto, onde até o momento conquistou quatro medalhas de ouro e está abaixo da previsão de seis conquistas que eram esperados para este início dos jogos.

O Judô continua sendo o grande carro-chefe do País em competições deste porte e é responsável por cinco medalhas das treze que o Brasil conquistou em sua totalidade. Duas delas de ouro, com Charles Chibana e Erika Miranda. Foi no Judô a primeira grande polêmica envolvendo os atletas brasileiros, já que Alex o atleta da categoria menos de 73kg, Alex Pombo, foi claramente prejudicado pela arbitragem em sua luta semifinal contra o argentino Alejandro Clara e acabou sofrendo uma derrota injusta e que gerou muita reclamação dos dirigentes brasileiros. A derrota de Pombo e as eliminações de Rafaela Silva e Felipe Kitadai (conquistaram bronze e prata respectivamente), acarretaram em três medalhas de ouro que poderiam ter sido conquistadas.

O Brasil também subiu ao lugar mais alto do pódio com o atleta da patinação artistíca, Marcelo Stummer, que se tornou o primeiro a conquistar quatro medalhas de ouro em sua modalidade e com Felipe Wu, na modalidade tiro esportivo. A expectativa é que o País conquiste ao menos mais sete medalhas nesta segunda-feira e se quatro delas forem de ouro, o Brasil vai ficar na média que esperava para os primeiros dias do Pan. Também foram conquistadas medalhas na ginástica artística, rúgbi feminino e remo.

A expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é que o Brasil brigue pelo terceiro lugar geral no quadro de medalhas, brigando até o final com Cuba e Canadá por este posto. A grande surpresa deste início de Pan é a Colômbia, que até o momento já conquistou seis medalhas de ouro e está como um intruso nessa briga pelos primeiros lugares.

Confira o quadro de medalhas:

Pos País Ouro Prata Bronze Total
1 Canadá 10 8 6 24
2 Estados Unidos 7 5 7 19
3 Colômbia 6 5 3 14
4 México 4 6 7 17
5 Brasil 4 4 5 13
6 Cuba 3 1 4 8
7 Chile 2 0 2 4
8 Argentina 1 4 4 9
9 Equador 1 3 3 7
10 República Dominicana 1 0 3 4

Deixe o seu comentário