5 de novembro de 2016 • 11:19 am

Cotidiano » Personalidades

Jornalista Marcelo Firmino será homenageado com a Medalha Dênis Agra

Entrega será neste sábado, durante a solenidade do 27º Prêmio Braskem de Jornalismo

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

14484937_1087743497940831_1634698338980450528_nO jornalista Marcelo Firmino, da equipe do Eassim.net, será o homenageado deste ano, com a Medalha Dênis Agra de Contribuição à Imprensa, a maior honraria do jornalismo alagoano, conferida a profissionais que se destacaram, ao longo da carreira, pela ética, retidão de caráter, consciência de classe, profissionalismo e condutas que tenham, efetivamente, resultado em contribuição à imprensa e à sociedade alagoana.

A homenagem a Marcelo será um dos pontos de destaque da solenidade de entrega da 27ª edição do Prêmio Braskem  de Jornalismo, marcada para as 21 horas deste sábado (5), no espaço de eventos Fundação Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá.

Marcelo se projetou, desde o início da sua carreira, preenchendo todos os requisitos, seja como dirigente de classe, na condição de presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, seja ocupando as diversas funções do jornalismo, inclusive em cargos de destaque, como o de secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de Maceió, contribuindo para uma postura de cooperação, transparência e respeito entre repórteres, assessores e assessorados, e para a dignificação da profissão.

Natural de Paulo Jacinto – isso ele faz questão de destacar – Marcelo ‘cresceu’ nas redações por onde passou, desde que chegou à Rádio Difusora, ainda adolescente. Texto conciso, inteligente, de humor satírico, repórter dos bons, foi sempre muito requisitado pelo seu profissionalismo, e passou por quase todos os veículos e comunicação e todas as funções do jornalismo alagoano.

A Medalha Dênis Agra, que já contemplou nomes de grande referência do jornalismo, tem, para Marcelo, um sabor especial. Ele foi contemporâneo, companheiro de muitas batalhas, amigo pessoal – quase cúmplice – de Dênis Agra, uma das maiores referências do jornalismo e do sindicalismo alagoano.

“Com mais de 30 anos de atividades dedicadas ao jornalismo, tenho pautado minha trajetória em princípios que herdei de família. Dignidade acima de tudo. Hoje me invade a felicidade, quando o Prêmio Braskem de Jornalismo me outorga a Medalha Dênis Agra. Essa é uma honraria que me orgulha e coroa minha caminhada profissional, enquanto ser de essência imperfeita, mas de respeito real à minha existência. Mais do que a emoção que me invade, fica o sentimento de gratidão a todos que aprovaram essa homenagem”, reagiu Marcelo, em sua página no Facebook.

APLAUSOS

A repercussão veio em quase 300 comentários de aprovação, alguns deles transcrevemos abaixo:

“Parabéns ao amigo Marcelo. A medalha Dênis Agra tem tudo a ver com a sua trajetória no jornalismo e na batalha pela democracia e a liberdade, que uma geração, como nunca, promoveu na história da comunicação em Alagoas” – Regis Cavalcante, jornalista.

“ Grande Marcelinho, parabéns meu velho. Você me foi apresentado, não lembro por quem, talvez o próprio Denis, como um dos profissionais dignos e competentes de Alagoas. E isso foi demonstrado em todos os anos em que trabalhamos juntos, daí a minha admiração” – Carlos Navarro, jornalista.

“É isso Marcelo! Cada dia, um passo e assim chegamos longe. O melhor é quando a caminhada é vista e acompanhada pelos que te respeitam. É daí que vem o reconhecimento” – Marcos Rodrigues, jornalista.

“Esse prêmio, Marcelo, vem coroar a sua trajetória pautada pela ética, profissionalismo e amor à profissão que você abraçou com todo fervor. Parabéns!” – Gilberto Lima, diretor Rádio Gazeta

“Parabéns Marcelo! Sem dúvida você fez e faz história no jornalismo alagoano”, Láyra Santa Rosa, jornalista.

“Amigo Marcelo. Você honra o jornalismo alagoano com a sua competência e o seu caráter. Homenagem merecidíssima”, Diógenes Tenório Júnior, advogado.

“Parabéns querido Marcelo Firmino. Realmente você é um ícone do jornalismo alagoano. Homenagem mais que merecida”, Fábia Assumpcão, jornalista.

“Justa, justíssima homenagem. Você é um baluarte em todos os sentidos. Parabéns e vamos à luta”, Antonio Pereira Filho Pereira, ex-presidente do Sindicato dos Jornalista de Alagoas.

“Uma justa homenagem a um profissional competente. A categoria se sente honrada com esse prêmio que irá receber”, Gabriel Mousinho, jornalista.

“O prêmio atesta a grandeza de sua vida profissional. Você é um exemplo para os que estão ingressando no jornalismo”, José Alberto Costa, jornalista.

“Profissional ético, honesto, competente, brilhante e pessoa humana da melhor qualidade. Parabéns amigo Marcelo Firmino”, Antonio Noya, jornalista.

O PRÊMIO

O Prêmio Braskem de Jornalismo é uma realização do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas em parceria com a Braskem Indústria Química, e está na sua 27ª edição.

Nesse evento, são premiados, a partir da escolha de uma comissão julgadora, as melhores reportagens em TV, rádio, jornal e web, produzidas nos últimos doze meses.

São, ao todo, 13 categorias profissionais, além do Grande Prêmio – o melhor entre todos os trabalhos escolhidos pela comissão – totalizando mais de R$ 50.00 em premiação, alem de troféus.

As categorias em disputa são: Reportagem Especial; Jornalismo impresso/Texto; Jornalismo impresso/Imagem (Fotografia); Design Gráfico/Diagramação; Informação Econômica/Política; Informação Cultural/Turística; Informação Esportiva; Reportagem de TV; Reportagem Cinematográfica; Web jornalismo; Radiojornalismo; Assessoria de Imprensa; e Prêmio Especial  Jornalista Freitas Neto, dedicado a estudantes de jornalismo.

Deixe o seu comentário