25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Justiça determina transferência de criança de 3 anos para tratamento renal

Estado tem dois dias para transferir paciente para um centro especializado em nefropediatria. Ele está internado desde janeiro, no HGE.

Internado no Hospital Geral do Estado (HGE) desde o dia 25 de janeiro, após um diagnóstico de insuficiência renal, o pequeno Gabriel Martins da Silva, de 3 anos de idade, foi beneficiado, hoje, com uma decisão da 28ª Vara da Infância e da Juventude, que manda o Estado promover a transferência do paciente para um hospital onde possa realizar o tratamento nefropediátrico adequado.

HGE: obrigado a receber criança
HGE: obrigado a receber criança

A decisão veio em resposta a uma ação ajuizada pela Defensoria Pública Estadual, acionada pela família do garoto. O seu cumprimento deve ocorrer no prazo máximo de dois dias.

Desde que foi internado, em janeiro, o menino vem sendo submetido a diálise, no HGE, para a eliminação de altas escórias nitrogenadas, tóxicas ao organismo. De acordo com o relatório encaminhado pela coordenação da UTI Pediátrica do hospital, esse procedimento é realizado a cada três horas, mas não foi realizada a biopsia para esclarecimento do diagnóstico porque o HGE não dispõe das condições técnicas adequadas para isso. 

Ainda segundo a pediatria do HGE, a necessidade de transferência do menino é urgente, devido à necessidade de tratamento adequado e ao risco do paciente contrair infecção hospitalar grave.

Para a mãe do garoto, Cícera Martins de Freitas Ferreira, a situação é angustiante. “A cada dia que passa vejo o meu filho mais magrinho, mais fraquinho e temo que o pior aconteça, sem que ele tenha a chance de ser tratar. Sinto-me constrangida, correndo de um lado para o outro, sem resposta positiva de ninguém. Tudo que quero é que o meu filho seja tratado”, desabafa ela.