30 de Abril de 2016 • 12:55 pm

Interior

Laticínios reabrem em Major Izidoro com capacidade ampliada

Adequações estão sendo feitas nas 22 empresas da Incla para atender legislação vigente e expandir atuação de mercado

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Ilstração / Internet

Um nova etapa se inicia, na próxima quarta-feira (04), para os laticínios São Gabriel e São Félix, ambos localizados na zona rural de Major Izidoro. Reformados e adaptados às exigências da legislação estadual, eles reinauguram suas instalações, agora com capacidade ampliada de processamento e nova paleta de produtos.

Os laticínios, assim como outros 20 na região, integram a Incubadora de Laticínios do Estado (Incla), coordenada por convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e o Sebrae em Alagoas. Também integram o Projeto de Fortalecimento da Indústria de Leite e Derivados do Sebrae e, com essas adequações, visam a atender a legislação que rege o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa).

“Todos os laticínios estão passando por readequações, com ampliação e adaptação de todo o maquinário. Mas o São Félix, por exemplo, construiu um novo prédio, o que aumentou sua capacidade de processamento de leite em três vezes. Também vai diversificar seus produtos: além do queijo, vão também produzir iogurte”, pontuou Marcos Fontes, gerente adjunto da Unidade de Agronegócios (Uagro) do Sebrae em Alagoas.

Esse crescimento da produção vai intensificar ainda mais a geração de emprego e renda nas pequenas fazendas da região de Major Izidoro, já que os laticínios da Incla compram matéria prima dos produtores rurais locais. A qualidade do produto também não fica atrás, como destaca Marcos Antônio Peixoto, gerente da Incla e instrutor na área de alimentos do Senai/AL.

“Todos os laticínios atendidos estão passando por uma reestruturação ou construindo novos prédios, no caso daqueles cuja estrutura não podia ser aproveitada de acordo com as exigências. Isso dobrou a capacidade de processamento de leite da maioria e elevou o nível de qualidade a ponto de pleitearem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, defendeu Marcos Antônio.

O gerente da Incla explica que os laticínios atendidos estão pleiteando, no momento, o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que assegura a qualidade de produtos de origem animal destinados ao mercado alagoano. Porém, no nível de compatibilidade com a legislação, qualidade e investimento em infraestrutura, esses pequenos laticínios já estão aptos a pleitear o selo federal.

Horários e locais

Ambas as inaugurações serão realizadas na próxima quarta-feira (04), na Zona Rural de Major Izidoro. A solenidade do Laticínio São Félix será realizada às 10h, no povoado Riachão dos Alexandres. Mais tarde, às 11h40, a programação segue para o Laticínio São Gabriel, no Povoado Capelinha.

 

Deixe o seu comentário