25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Bleine Oliveira

Lobão, a cunhada do ministro e o poder

O vereador Lobão (PR) ficou perplexo com a repercussão, extremamente negativa, de sua decisão de nomear a cunhada do deputado federal Maurício Quintella (PR), atual ministro dos Transportes e Aviação, para seu gabinete na Câmara Municipal de Maceió.

Vamos combinar que a cena “tou chocado”, é desnecessária. Lobão sabe que a aliança com a elite tem preço. Seu primeiro ato foi entregar um cargo à “assessora” branca, rica, moradora da Ponta Verde.

Começou mal, vereador Lobão!

Se continuar assim, terá muitas dificuldades para se sustentar na atividade política. Corre o sério risco de ser ‘engolido’ em pouco tempo. Infelizmente!

A regra nesse jogo é invariavelmente esta. No primeiro momento do financiamento de campanha, tudo é festa, tudo é lindo. Com a vitória, vem a cobrança. O pagamento é feito com empregos, votando em projetos que beneficia grupos econômicos.

Querido leitor, Lobão conhece a periferia, mas desconhece a elite.

Uma votação como a que obteve, mais de 24 mil votos, não se consegue somente dando cambalhotas em rua com esgoto, nem colocando banheiro químico no mercado.

Vossa Excelência precisa estudar. Do contrário, será vereador de um só mandato.

Se não se preparar, entendendo conceitos básicos, como classes sociais, corre o sério risco de ser desmoralizado.

Comece se perguntando: o que a elite quer de Lobão?

Acredito que tenha buscado esse mandato para realizar algo em favor do povo da periferia. Mas, Vossa Excelência sabe o que é Poder?

O verbo Poder (do latim potere) tem vários significados. Um deles é “a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império”.

No jogo político, um vereador com a votação que Vossa Excelência teve, é, no mínimo, chamado para um encontro com o prefeito da cidade.

Já se perguntou que influência Vossa Excelência terá na administração de Maceió?

Considerando esse ato de nomeação, temo a possibilidade de perda de um líder popular, logo após uma eleição consagradora.

O despreparo político e a falta de conhecimento do Estado, de como são as relações de Poder, podem levá-lo de volta ao mundo dos excluídos. Com o agravante de que voltará como fracassado.  Perdendo o respeito de seus eleitores!

Vereador Lobão, preste atenção no mundo em que decidiu entrar. É perigoso, cheio de labirintos. Mas, se Vossa excelência tiver inteligência política e honestidade, saberá encontrar a saída.

Pense que as redes sociais, que impulsionaram sua campanha e imagem, são as mesmas que podem jogá-lo no ostracismo.

Por isso, em nome do povo da periferia, respeite a soberania de seu mandato.

 

4 Comments

Comments are closed.