16 de março de 2016 • 12:20 pm

Brasil

Lula é o novo ministro do Gabinete Civil do governo de Dilma Rousseff

Ex-presidente ganha foro privilegiado e agora só será investigado pelo STF

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O ex-presidente Lula será o novo ministro da Casa Civil da presidente Dilma. A informação foi confirmada pelos líderes do PT e do governo na Câmara, Afonso Florence (BA) e José Guimarães (CE). Com isso, o petista passará a ter foro privilegiado e só poderá investigado ou julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Na prática, escapa do juiz Sérgio Moro, que analisa um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente.

Lula assume ministério

Lula assume ministério

Cotado para assumir a Secretaria de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini, Lula substituirá Jaques Wagner, que será chefe de gabinete de Dilma. Com a nomeação, a história se repete com papeis invertidos: Dilma foi a ministra da Casa Civil de Lula.

“Consideramos uma decisão de alta envergadura e de interesse nacional”, disse Florence. O líder do PT, porém, negou que a decisão da indicação de Lula para a Casa Civil tenha sido adiada devido à divulgação da delação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que foi líder do governo no Senado.

Delcídio apontou em seu depoimento, que Dilma e Lula tentaram interferir nas ações da Operação Lava Jato. Segundo o senador, Dilma teria nomeado o ministro Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para ajudar Marcelo odebrecht, da Odebrecht, e Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, a saírem da prisão. Já Lula, teria sido o mandante da operação de fuga proposta por Delcídio a Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

Deixe o seu comentário