9 de outubro de 2017 • 7:37 am

Blogs » Fátima Almeida

Maceió entre as 10 cidades onde mais se matam mulheres no Brasil

Levantamento da Agência Pública é baseada em dados do Ministério da Saúde no período de 2005 a 2015

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A notícia parece ter se tornado repetitiva nos últimos anos. As estatíticas até parecem ter parado de crescer e começam a apontar para baixo, mas a capital alagoana continua figurando no ranking das cidades onde mais se matam mulheres no Brasil.

 

É isto que mostra um levantamento feito pela Agência Pública – de reportagem e jornalismo investigativo – com base nos registros do Ministério da Saúde, num quadro que considera os números de uma década, entre 2005 e 2015.

 

Mapa da violência contra a Mulher (APública)

A lista é encabeçada pela cidade de Ananindeua, no Pará, com 21.9 registrados em 2015 (último ano da base de dados do levantamento), e em segundo lugar vem cidade baiana de Camaçari, com 13.3. Maceió ocupa a 8ª posição, com índice de 9.9 (é a única cidade alagoana no ranking), vizinha a Vitória (ES), que ocupa a 9ª colocação, com 9.7. São as duas únicas capitais na lista das 10 cidades onde mais mulheres foram mortas pela violência na década analisada.

 

Porém, considerando a média do período – 2005/2015 – no levantamento feito pela reportagem da Agência Pública, Maceió sobe para o 4º lugar, com um índice de 10.44, atrás de Ananindeua (com 13.1), Itabuna (BA), com 12.6, e Betim (MG) com 11.11.

 

De acordo com a reportagem, mais de 47 mil mulheres morreram no Brasil em 10 anos, vítimas de violência.

 

Confira a reportagem completa o endereço: https://apublica.org/violencia-contra-a-mulher-no-brasil/

Deixe o seu comentário