13 de setembro de 2015 • 5:19 pm

Entretenimento

Maceió recebe exposição sobre a Antártida e a Amazônia Azul

Evento promovido pela Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas acontece de 18 a 30 de setembro, na praça central do Maceió Shopping.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A II Mostra Cultural Soamar/AL traz para Maceió uma exposição inédita no Nordeste, em que o visitante terá a oportunidade de conhecer projetos de suma importância para o Brasil, vinculados à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), na Amazônia Azul e na Antártica.

A exposição “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul” evidencia uma área marítima de 4,5 milhões de km², tão rica – com recursos minerais (petróleo e gás), biotecnologia marinha, aquicultura e pesca – e extensa como a Amazônia Verde, e a Antártica, sexto continente do Planeta e único sem divisão geopolítica.

Sob a curadoria da jornalista Gigi Accioly, a exposição destaca peças que atraem a curiosidade das pessoas, como moto de neve, maquetes da Estação Antártica Comandante Ferraz, do refúgio antártico; maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, das Crostas Cobaltíferas e Fosforitas; manequins masculino e feminino com vestimentas especiais usadas na Antártica, réplicas de pinguim Rei e de pinguim de bico vermelho em tamanho natural; maquetes do helicóptero Esquilo, da Aeronave Hércules C-130 da FAB, do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, além de vídeos institucionais que remetem às pesquisas científicas desenvolvidas na Antártica e na Amazônia Azul, entre outras curiosidades.

Pela importância cultural e rico material em exposição, a organização do evento tem uma expectativa de receber um grande público. “Todo planejamento de infraestrutura, organizacional e de mídia foi pensado para receber um público estimado em 300 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e público em geral”, diz o diretor geral da Mostra, J. P. Vasconcellos de Matteo.

De acordo com o presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas (Soamar/AL), Eduardo Auto Guimarães, a I Mostra Cultural da Soamar/AL, realizada no ano passado, no Maceió Shopping, superou a expectativa. “Acredito que a exposição ‘O Brasil na Antártica e Amazônia Azul’ será um marco em Alagoas, não só de número de visitantes, mas, principalmente, pelo conhecimento que trará para a sociedade. Quem visitar a exposição terá orgulho de ser brasileiro, em uma época que vivemos o desconforto de uma crise moral. Teremos a oportunidade de conhecer as atividades da Marinha do Brasil, a riqueza do nosso mar e as grandes conquistas conseguidas através dos projetos realizados na Estação Antártica Comandante Ferraz”, afirma Guimarães.

O evento guiado é promovido pela Soamar/AL, com a realização da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), com apoio institucional do 3º Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Alagoas e apoio cultural de várias instituições privadas de Alagoas. ity Vip, Padrão – Locações e Eventos.

Serviço:
II Mostra Soamar/AL – O Brasil na Antártica e Amazônia Azul
Praça central do Maceió Shopping
Período: de 18 a 30 de setembro
Aberto ao público
Informações: (82) 98871.8930

Deixe o seu comentário