10 de Janeiro de 2018 • 5:15 pm

Bleine Oliveira » Blogs

Maceió terá lavagem do Bonfim neste domingo, 14

Povo de santo realiza ritual reverenciando a água, fonte da vida.

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana promove neste domingo, 14, a 18ª edição da Lavagem do Senhor do Bonfim de Maceió. A manifestação afro-religiosa, também conhecida como ritual das Águas de Oxalá, terá concentração na Rua São João, no bairro do Jacintinho, às 15h, de onde segue até o pátio da Igreja do Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. O pátio da igreja será lavado com água, flores e perfume pelo povo de santo.

O ritual das Águas de Oxalá é definido pelos estudiosos das religiões afro-brasileiras como “um ritual anual de purificação, renovação”. Pode ser considerado um “rito de passagem”, o fim e o começo, um novo ciclo. É a reverência a presença da água, fonte primordial da vida, que se apresenta em todos os rituais da Religião dos Orixás

A programação inclui fala de autoridades, revoada de pombos, aclamação a paz, queima de fogos em homenagem a Oxalá e ao Senhor do Bonfim.

Com a temática “Diga NÃO à Intolerância Religiosa”, a procissão segue pelos bairros do Poço e Jaraguá, até a Casa de Iemanjá, na Rua Dona Alzira Aguiar, 429, no bairro Ponta da Terra.

Axé!

Deixe o seu comentário