2 de maio de 2016 • 11:28 am

Política

Maio Amarelo: Movimento alerta para alto índice de acidentes no trânsito

Campanha é realizada em todo o mundo, durante este mês. Em Alagoas, as ações já começaram.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Anualmente, mais de 40 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil. O número divulgado pelo Ministério da Saúde parece alto, mas basta sair de casa para observar que não é fácil sobreviver em meio ao caos das avenidas, ruas e estradas do país. É justamente com o objetivo de discutir sobre esses riscos e chamar atenção para o alto nível de mortes e de feridos no trânsito que se inicia a campanha Maio Amarelo, celebrada em todo o mundo.

Coordenado pelo Poder Público e pela sociedade civil, o movimento acompanha o sucesso de outros já conhecidos, como o “OutuWallpaper-Maio-Amarelobro Rosa” e o “Novembro Azul”, que chamam atenção, respectivamente, para temas como câncer de mama e próstata. O laço amarelo, por sua vez, é um estímulo à realização de atividades voltadas à conscientização, ao debate das responsabilidades e à avaliação sobre o comportamento do cidadão a partir de seus deslocamentos diários no trânsito.

Em Alagoas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciou ontem o calendário de ações da campanha de 2016. Na partida de futebol ocorrida entre CRB e CSA, no Estádio Rei Pelé, faixas e balões amarelos já sinalizavam o começo das mobilizações para o movimento.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito da SMTT e representante do movimento no Estado, Juliana Normande, nem toda a população está atenta à gravidade dos perigos presentes no trânsito e ao significado do laço amarelo que surge anualmente em ruas, empresas e escolas durante esse mês.

“O objetivo do Maio Amarelo é fazer com que as pessoas pensem e falem sobre os perigos do trânsito. Todos fazem parte dele, seja como condutores, ciclistas ou pedestres”, conta.

Atividades acontecem durante todo o mês

De acordo com Normande, as ações que marcam o movimento acontecerão durante todo o mês de maio e têm como objetivo conscientizar o maior número de pessoas possível, desde condutores e motoristas profissionais a crianças.

“Estaremos em escolas, faculdades, terminais de ônibus, faixas de pedestres e outros lugares para lembrar a importância dos cuidados no trânsito”, detalha a diretora de Educação de Trânsito da SMTT.

O calendário do Maio Amarelo se encerrará na última sexta-feira do próximo mês, dia 27, com a ação do Madrugada Viva em abordagens a pessoas dentro de bares e restaurantes da Av. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e a entrega de pulseiras nas cores vermelha para quem já estiver alcoolizado e verde para o motorista da rodada.

A ação também terá uma passeata de motociclistas e um guincho mostrando carro e moto envolvidos em acidentes de trânsito. A idéia é buscar conscientizar a população sobre a vulnerabilidade dos motociclistas. O cronograma completo das atividades pode ser conferido aqui.

 

Deixe o seu comentário