16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Mais de mil infrações ambientais foram notificadas pela Sempma este ano

Dinheiro de multas é aplicado na compra de equipamentos para modernizar e intensificar a fiscalização.

Esgotos irregulares entre as principais ocorrências (Foto: Ascom Sempma)
Esgotos irregulares entre as principais ocorrências (Foto: Ascom Sempma)

Mais de mil infrações foram notificadas este ano, no período de janeiro a outubro, em Maceió, pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), por irregularidades ambientais detectadas em oprações realizadas pela Coordenação de Fiscalização do órgão.

Entre as situações irregulares estão  ausência da licença ambiental, desmatamento, aterros clandestinos, construções irregulares, assoreamento de rios e córregos, queimadas, apropriação de áreas de preservação e, principalmente, a implantação e utilização de esgotos clandestinos.

Conforme foi divulgado, das 952 intervenções feitas este ano em estabelecimentos comerciais, residências, hotéis e bares, e no próprio sistema coletor de saneamento da capital. Duas equipes integradas trabalham diariamente para tentar detectar os crimes envolvendo os efluentes líquidos lançados de forma irregular no meio ambiente.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sempma, o dinheiro da aplicação de multas ambientais tem sido utilizado na aquisição de equipamentos novos e modernos para auxiliar na fiscalização.

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas das 8h às 14h pelos telefones 3315-4735 e 3315-4736. Para denúncias envolvendo esgoto, o número  9 8752-2044, disponível 24 horas. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro.