6 de Maio de 2017 • 1:12 pm

Entretenimento

Batucão: Maracatu Baque Alagoano comemora 10 anos

Grupo se apresenta na Praça Marcílio dias a partir das 14h deste sábado

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Texto: Mariana Lima

Para celebrar sua primeira década de vida, o Maracatu Baque Alagoano convida antigos batuqueiros, amigos, apoiadores e o público em geral para comemorar com um grande Batucão de Aniversário neste sábado (06), a partir das 14h, na Praça Marcílio Dias, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

A fundação do Baque Alagoano marca o resgate do maracatu no estado de Alagoas, afastado desde o Quebra de Xangô, em 1902. Em março de 2007, este quadro começou a mudar quando um grupo de pessoas de diferentes idades e origens reuniu-se em uma oficina de maracatu ministrada pelo músico e percussionista Wilson Santos, no CENARTE, em Maceió.

Ao fim da oficina, essas pessoas demonstraram interesse em continuar brincando o maracatu, resgatando e difundindo essa importante manifestação cultural e artística no estado de Alagoas. Assim, em 21 de abril de 2007, foi fundado o grupo percussivo Maracatu Baque Alagoano.

O Batucão de Aniversário deste sábado pretende reunir as diversas pessoas que fizeram parte da história do grupo ao longo desses 10 anos e novos amigos que queiram fazer parte da próxima década. Desta forma, o local da festa não poderia ser outro, afinal a Praça Marcílio Dias serviu de “casa” para os ensaios do grupo na maior parte de sua vida.

Todos os convidados podem trazer seus instrumentos e participar da festa, que vai contar com batucada, dança e cantoria para relembrar músicas do repertório do grupo e também outros ritmos e manifestações populares já prestigiados pelo Baque Alagoano durante sua história, como coco, baiana, maculelê e guerreiro.

Foto remetida pelo grupo para divulgação

Deixe o seu comentário