16 de Janeiro de 2018 • 7:25 am

Interior » Saúde

Marechal Deodoro registra 100 dias sem mortalidade infantil

Município investiu em programas que foram essenciais e que possibilitaram o acompanhamento de perto da população

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Na última semana, o município de Marechal Deodoro chegou à marca de 100 dias sem registro de mortalidade infantil. Diversas iniciativas fizeram com que o município alcançasse esse dado positivo, como o investimento em ferramentas online, informatização do sistema e capacitação de todos os profissionais da Saúde.

Uma das primeiras ferramentas implantadas no município foi o monitoramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de SMS. Dentre o monitoramento realizado está o das gestantes. Com isso, quando os agente identifica alguma gestante em sua área de atuação, o contato é direcionado para uma área específica do sistema e a usuária já recebe o encaminhamento para iniciar o Pré-Natal.

Na primeira consulta do Pré-Natal, as usuárias são direcionadas para a realização dos exames preconizados pelo Ministério da Saúde, como o hemograma e a ultrassom, assim como os testes rápidos que permitem diagnosticar doenças como Sífilis, Hepatite C, HIV. A gestante também já sai com a próxima consulta agendada.

A ferramenta de monitoramento por SMS faz com que as pacientes grávidas recebam diariamente mensagens dos enfermeiros, podendo haver interação com respostas sobre queixas ou dúvidas, tudo de forma gratuita. Caso a paciente relate algum problema ou algo que chame a atenção, a enfermeira entra em contato com a usuária e dá as devidas orientações, com o intuito de prevenir possíveis complicações na gestação, ou apenas retira a dúvida.

Todo esse acompanhamento é feito por meio do “Circuito da Gestante”, um caderno com todas as orientações e fases da gestação. Com o passar do tempo, a gestante vai cumprindo as obrigações e passando de fase. A cada parte do circuito concluído, é dado um presente como forma de incentivo.

Deixe o seu comentário