26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Marechal: Escavações para obras descobrem 21 ossadas com até dois séculos

Os esqueletos estavam dispostos num espaço de 2 m² no adro da igreja e a apenas 50 centímetros de profundidade

As obras de revitalização do largo da igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro histórico da cidade de Marechal Deodoro (região metropolitana de Maceió), descobriram 21 ossadas humanas que foram enterradas entre os séculos 18 e 19, além de artefatos colocados no mesmo espaço dos mortos, como terço e pedaços de cerâmicas.

Ossadas foram encontradas em área de 4 metros quadrados. Wellington Alves/Secom Marechal Deodoro

Os esqueletos estavam dispostos num espaço de 2 metros por 2 metros, no adro da igreja e a apenas 50 centímetros de profundidade.

O prédio da igreja da Matriz teve sua construção concluída no ano de 1783. Ele é o segundo prédio erguido no local na época do Brasil Colônia. O primeiro prédio da igreja foi edificado por um português em 1654, mas foi queimado por holandeses durante a invasão do território.

A arqueóloga Karine Miranda, coordenadora da pesquisa, explica que até o ano de 1850 não existiam cemitérios e as pessoas comuns eram enterradas nos arredores de igrejas. Já o enterro de corpos de religiosos e abastados ocorria dentro das igrejas.

Agora, os corpos serão estudados por arqueólogos e bio-arqueólogos da Ufal para descobrir o sexo, doenças que foram acometidas que causaram as mortes — caso exista algum resquício nos ossos.