19 de agosto de 2016 • 8:59 am

Interior

Marechal Deodoro: Escolas já entram no clima da 7ª Festa Literária

Evento começa no dia 31 de agosto e vai até 3 de setembro, e este ano homenageia o cantor cearense Raimundo Fagner e a psiquiatra alagoana Nise da Silveira

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Enquanto a programação da 7ª Festa Literária de Marechal Deodoro (7ª Flimar) se veste para o final do mês, um trabalho paralelo, já iniciado e conduzido por pessoas ligadas à organização do evento e educadores do município tenta assegurar, de alguma maneira, o que parece ter sido um dos processos mais difíceis desses sete anos de realização da Flimar: o empoderamento da comunidade deodorense em relação ao evento literário.

WhatsApp Image 2016-08-18 at 13.49.37 WhatsApp Image 2016-08-18 at 13.26.40 WhatsApp Image 2016-08-18 at 13.26.43Desde já atividades de leitura e de estudos culturais vêm se realizando em várias escolas do município, criando, na sala de aula, o envolvimento de crianças, adolescentes e jovens na festa que há sete anos movimenta Marechal Deodoro e coloca a cidade num ponto de destaque do calendário cultural do Estado.

“É importante envolver nossos alunos nesse projeto que está se transformando numa importante referência cultural da nossa cidade. Desde já, estamos envolvidos na VII Flimarzinha, com grande participação dos nossos alunos”, destaca a professora Fabiana Sena. Sob sua coordenação, a Escola Municipal Manoel Messias dos Santos realiza, nesta quinta-feira (19), uma série de atividades relacionadas à Flimar.

Segundo ela, o projeto envolve alunos da pré-escola ao 5º ano, que já vêm desenvolvendo trabalhos com esse intuito participativo – com produções literárias, cantigas de roda, fábulas, contos e poemas – e do 6º ao 9º anos, com a produção de poemas, memórias e crônicas.

O projeto é focado na obra do cantor cearense Fagner e da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, cuja fama ganhou o mundo, por inovar no tratamento de pacientes psiquiátricos por meio da arte. Os trabalhos envolvem dramatização, teatro e musicalização envolvendo os homenageados. “Foram criados vários contos, crônicas, poemas e acróstico com os homenageados e vai acontecer também o projeto Mais Cultura, coordenado pelo fotógrafo Pablo de Luca”, diz ela.

SOBRE A FLIMAR

Confira a programação da VII Festa Literária de Marechal Deodoro no endereço eletrônico: http://7flimar.blogspot.com.br/

 

Deixe o seu comentário


Publicidade