7 de junho de 2016 • 1:27 pm

Saúde

Médico alagoano conquista prêmio mundial de oftalmologia

João Marcelo Lyra venceu o prêmio no XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa,

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O oftalmologista João Marcelo Lyra venceu o prêmio mundial do XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, na categoria Filmes Científicos, com a obra “Data Integration: Key to improve decision process in Refractive Surgery Screening” (Integração de Dados: Chave para Melhorar o Processo de Decisão na Triagem da Cirurgia Refrativa). O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), no Anhembi, em São Paulo, no final da semana passada.

João Marcelo: premiado

João Marcelo: premiado

Fruto de uma pesquisa do BrAIn (Brazilian Study Group of Corneal Analysis and Artificial Intelligence), centro de pesquisa de inteligência artificial em oftalmologia, o vídeo demonstra o desenvolvimento de um software de apoio à decisão médica na área de cirurgia refrativa a laser, o sistema auxilia o cirurgião na escolha mais precisa do procedimento a ser utilizado.
O grupo BrAIn envolve vários pesquisadores alagoanos, da Ufal, Uncisal e PUC-RJ, e é incentivado pelo programa Tecnova da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. O alagoano João Marcelo Lyra disputou com mais de 50 trabalhos. “É um dia especial para a oftalmologia Alagoana. Isso mostra que em meu Estado temos uma oftalmologia de excelência com padrão mundial. Isto é gratificante”, declarou ao receber o prêmio.
Reconhecimento – Um dos sócios da Oculare Oftalmologia de Excelência, de Maceió,  João Marcelo Lyra já havia vencido duas vezes o mais importante prêmio internacional de vídeo-pesquisa sobre catarata e cirurgia refrativa, da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS), em 2008 e 2009.

Deixe o seu comentário