18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Mercado espera um julgamento por 3 x 0 contra ex-presidente

Analistas e economistas do mercado financeiro preveem até alta do dólar em caso de inocência

A confirmação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por unanimidade pelos juízes do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) é esperada por analistas e economistas do mercado financeiro.

O esboço de dúvida, como no caso de um 2 x 1, já seria suficiente para ter impacto negativo em Bolsa e dólar.

O cenário mais provável e que já estaria contemplado no recente histórico de recordes da Bolsa brasileira é o de ratificação da sentença redigida pelo juiz Sergio Moro em julho de 2017.

A queda de 1,2% da Bolsa brasileira nesta terça (23) seria uma antecipação do resultado de quarta, com os investidores preferindo embolsar os lucros antes de a condenação ser confirmada pelo TRF-4.

Entre o 3 x 0 e o 2 x 1, o mercado tem um viés de acreditar mais em um resultado unânime. Se a decisão do Moro for referendada, o impacto positivo na Bolsa e no dólar tende a ser menor que o reflexo negativo de um 2 x 1.

Lula Inocente

A única carta fora do baralho é a absolvição de Lula. Se isso acontecer, toda alta recente da Bolsa, a valorização do real e a queda dos juros seria revertida. Pode haver ainda um movimento de saída de investidores estrangeiros.