24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Militares aceitam proposta de 5% e Operação Padrão é encerrada

Negociação preserva calendário de pagamento de acordo anterior, que terá segunda parcela paga este mês.

Assembleia dos militares decidiu pelo fim do aquartelamento
Assembleia dos militares decidiu pelo fim do aquartelamento

Terminou o movimento de aquartelamento da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas. Reunidas em assembleia, na tarde chuvosa desta sexta-feira, as duas categorias decidiram aceitar a proposta do governo, de reajuste de 5%, a ser aplicado a partir de dezembro.

O índice é o mesmo oferecido às demais categorias do Estado – e até agora rejeitado – e não chega a repor a inflação do período, que ficou em torno de 6,4%. Mas na avaliação dos militares, pesaram outras cláusulas amarradas na negociação, como a regularização das progressões, a normalização do pagamento da verba de alimentação a retomada do pagamento do incentivo de apreensão de armas e drogas e a liberação

Além disso, policiais e bombeiros resolveram dar crédito ao governo em alguns compromissos a longo prazo, como a construção de um presídio para militares a melhoria das condições de trabalho, em itens como substituição de veículos da frota por carros mais potentes.

A negociação fechada hoje preserva o calendário de pagamento do outro acordo, firmado no começo do ano, relativo a reajustes concedidos no governo passado, cuja segunda parcela – de 6,84%,  deve ser paga neste mês de julho.