29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Ministro da Justiça inaugura a ampliação de presidio feminino

A obra no presídio Santa Luzia foi construída em cinco meses com recursos do Estado.

Santa Luzia recebe melhorias..

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  e o governador Renan Calheiros Filho (PMDB) entrega nesta quinta-feira, 20, às 15 horas em Maceió a ampliação do Presídio Feminino Santa Luzia, que irá acrescentar 210 vagas à unidade prisional.

Para o governador Renan Filho a ampliação do presídio representa mais um passo no processo de modernização e aumento do número de vagas do sistema prisional alagoano. A construção foi financiada com recursos exclusivos do Governo do Estado e contou com a participação de mão de obra carcerária.

Apesar da ordem de serviço que autorizou o início da ampliação ter sido assinada em agosto do ano passado, a obra teve início apenas em 2015 e foi concluída em cinco meses. A obra é composta por dois módulos com 13 celas, com capacidade para comportar até oito reeducandas em cada uma.

Além disso, há duas celas para portadores de deficiência. A unidade também conta com parlatório, módulo de saúde, educação, administração, berçário, refeitório e celas para visitas íntimas.

O método escolhido para a construção foi o Sistema Construtivo Penitenciário (Siscopen) – celas pré-fabricadas construídas com materiais quatro vezes mais resistentes que os utilizados nas edificações convencionais.