16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Montadoras de carros cobram subsídios e ameaçam deixar o País

Subsídios das montadoras representam renúncia fiscal superior a R$ 1,2 bi

As indústrias montadoras de automóveis instaladas no Brasil estão ameaçando deixar o País e fechar os parques automotivos, caso o governo Temer não assuma o compromisso de subsidiar o negócio delas.

Ao que parece, é a cobrança da fatura por terem financiado a ascensão de Michel Temer ao cargo de Chefe Supremo da Nação.

Os subsídios constam do programa lançado pelo setor chamado de Rota 2030. O padrinho da causa das montadoras é o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

Montadoras cobram subsídios

As montadoras querem que o governo Temer garanta as alíquotas de IPI de 7% a 25%, dependendo da eficiência energética e da potência do carro. As empresas que baterem suas metas em eficiência, segurança e inovação terão descontos que podem levar a 5% a alíquota sobre carros 1.0.

A questão é o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já disse não ao negócio. Pelos cálculos do governo isso representa uma renúncia fiscal superior a R$ 1,2 bilhão.

O Ministro Pereira já não esconde sua irritação com a equipe econômica de Temer que vetou os subsídios da montadoras de automóveis.

Para atender a elite econômica, o governo sai cortando recursos dos programas sociais, como FIES, Ciência Sem Fronteira, Pronatec, Pró-Jovem, Minha Casa Minha vida, entre outros.

Certamente alguém sairá perdendo nessa história. Duvido que sejam as montadoras…