11 de julho de 2016 • 8:06 pm

Interior » Saúde

Na zona rural de Alagoas a saúde chega na garupa de motos

Médica, enfermeira e técnica de enfermagem vão de moto atender pacientes da zona rural

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Por Mary Wanderley

Montadas na garupa de motocicletas – conduzidas por agentes comunitários de saúde – uma enfermeira, uma médica e uma técnica de enfermagem se deslocam uma vez por semana para atender aos pacientes acamados da zona rural do município de Jacuípe. A equipe do Programa Saúde da Família (PSF) segue cronograma baseado nas necessidades das comunidades, levantadas previamente pelos agentes de saúde, que levam as informações para a médica.

Nas motos o atendimento chegando.

Nas motos o atendimento chegando.

De acordo com a secretária de Saúde, Eloídia Maria da Silva, já foram atendidas famílias das comunidades de Japaratuba, Ferrãozinho e Brejo. O projeto de visita aos pacientes acamados da zona rural iniciou há três meses e entre os beneficiados estão crianças, jovens e adultos, que não têm condições físicas para se deslocar até a unidade de saúde mais próxima.

“O atendimento é importante para as comunidades da zona rural e mostra que no município tem Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo com as dificuldades de locomoção, já que no inverno as visitas só são possíveis de moto, pelo difícil acesso”, destacou a secretária, lembrando que, em outra estações o ano, as visitas são feitas de carro.

Segundo ela, a equipe do PSF já leva vacinas, medicamentos, material para curativo, dentre outros que a família visitada precisa, segundo informações já levantadas pelos agentes de saúde. A próxima visita está programada para agosto em data a definir, bem como as novas comunidades que serão visitadas.

“A equipe vai repetir a visita nas três comunidades citadas e definiremos as novas, de acordo com o levantamento que os agentes de saúde estão fazendo” concluiu a secretária de Saúde de Jacuípe.

Deixe o seu comentário