17 de fevereiro de 2016 • 2:37 pm

Educação

No ar: Sistema da Semed voltou a agendar consolidação da matrícula

Após dois dias fora do ar, site reabre consulta de resultados da da pré-matrícula na rede municipal de ensino

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Ilustração

Ilustração

Após dois dias fora do ar – desde a última segunda-feira – o sistema de consulta da pré-matrícula escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (17), com os resultados esperados pelos pais para a consolidação da matrícula para o ano letivo de 2016. Mas muita gente corre o risco de perder prazo e a vaga na escola pretendida.

Para muitos pais, o prazo estabelecido para comparecer à escola e levar os documentos é esta quinta-feira (18). E alguns nem estão sabendo que o sistema voltou a funcionar.
Desde segunda-feira, Lucineide Maria de Castro acessa a internet, para tanter fazer a consulta. Sem sucesso. “O site estava fora do ar o tempo todo. Insisti, de manhã, de tarde, de noite, com medo de perder a vaga para a minha filha numa escola perto de casa. Hoje, quando olhei, tinha voltado, e já com agendamento para comparecer amanhã na escola e o aviso de que, quem não for, perde a vaga. Fico pensando naquelas pessoas que dependem de outros pra entrar na internet. Que não podem estar olhando o tempo todo. Correm o risco de perder a vaga, né”, diz ela.
O agendamento para comparecimento é feito pelo próprio site, que indica data e horário, no período de 18 a 22 de fevereiro. Os documentos exigidos são: certidão de nascimento, cartões do Bolsa Família (quem tiver), do SUS e de vacinação (para crianças com até 7 anos), comprovante de residência, duas fotos 3×4, declaração ou histórico escolar e documento do responsável, com foto.

De acordo com a Semed, foram realizados mais de 16 mil  cadastros durante o período de pré-matrícula. As vagas remanescentes – mais de 4 mil – serão divulgadas amanhã, a partir das 16h, segundo informou a Semed. A matrícula para os alunos nas vagas remanescentes será nos dia 23 e 24.

A Semed informa, ainda, que aqueles que fizeram o cadastro e não conseguiram vaga em uma das três opões de unidade escolar indicadas devem acessar o site da Prefeitura de Maceió, no dia 19, a partir das 16 horas. O prazo para os pais que perderam o período de renovação e transferência é 1º de março. Já os pais que perderam o prazo da pré-matrícula online, devem ficar atentos à informação de divulgação de uma nova data a partir do dia 11 de março.

Calendário e Orientações

  • 18 a 22 de fevereiro: efetivação da matrícula para alunos que conseguiram as vagas;
  • 19 de fevereiro: divulgação das vagas remanescentes a partir das 16 h;
  • 23 a 24 de fevereiro: efetivação da matrícula dos oriundos das vagas remanescentes.

Quem não fez a pré-matrícula, deve aguardar a abertura de novo processo nas escolas, em calendário especial, que será divulgado a partir de 11 de março.

Para alunos da rede municipal que perderam o prazo de renovação e transferência, a orientação da Semed é procurar a escola para onde havia sido encaminhado, no período de 01 a 04 de março. Nesse caso, a matrícula fica condicionada à existência de vaga).

Os cadastros preenchidos com erros foram invalidados. Nesse caso, os pais ou responsáveis deverão fazer novo cadastro quando abrir o próximo processo de pré-matrícula.

Para quem fez a pré-matrícula e não foi contemplado, a orientação é fazer a edição de escolha de outras escolas com vagas, no site da pré-matrícula, no período de 19 a 22 de fevereiro.

Quem deseja mudar a escola sorteada pelo sistema, deve guardar o próximo processo de pré-matrícula das escolas em calendário especial, que será divulgado a partir de 11 de março.

Para Educação de Jovens e Adultos (EJA), as escolas podem fazer a matrícula para 2016, independente da pré-matrícula.

  • Com informações da Assessoria da Semed

Deixe o seu comentário