5 de outubro de 2015 • 7:05 pm

Cotidiano

No outubro rosa, Sesau vai atender 400 mulheres com câncer de mama

Atendimento será distribuído na rede hospitalar.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Mulheres e o câncer de mama.

Mulheres e o câncer de mama.

Ao aderir ao  “Outubro Rosa”, a Secretaria Estadual de Saúde iniciou um movimento para chamar a  atençãopara a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce no Estado.

Neste ano, o foco é o atendimento às mulheres alagoanas que já têm algum diagnóstico ou suspeita de câncer, mas que ainda não deram sequência ao tratamento.

Em Alagoas, 400 mulheres apresentam indicativo de câncer de mama, o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. De acordo com a assessora técnica de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Heloísa Bandini, o fluxo do atendimento passa pelos exames de mamografia e ultrassonografia, seguido da biópsia, para concluir o diagnóstico.

“Essas 400 alagoanas vão ter acesso ao tratamento, seja ele realizado por meio da quimioterapia ou da cirurgia”, esclareceu Heloísa Bandini. Ela informou que a ação inicia na próxima semana e prossegue até novembro, com atendimento, em Maceió, na Santa Casa e Hospital Universitário, além de parceria com unidades hospitalares da rede privada.

“A importância da promoção e prevenção é fundamental. É preciso que as mulheres entendam a necessidade dessa detecção precoce para que o número de casos diagnosticados em nível avançado seja reduzido”, alertou Heloísa Bandini. Apenas dessa forma, acrescentou ela, o tratamento da doença será bem mais fácil.

 

 

Deixe o seu comentário