3 de Janeiro de 2018 • 8:16 am

Blogs » Marcelo Firmino

O difícil caminho de Heloísa Helena para conquistar o mandato federal

Ex-senadora precisará de 165 mil votos se disputar a Câmara dos Deputados sozinha

Por: Marcelo Firmino
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Dona de um potencial de votos, individualmente, maior do que de qualquer outro   político no Estado, a ex-senadora Heloísa Helena (Rede) está praticamente entre a cruz e a espada na disputa eleitoral deste ano.

Pode fazer sua campanha sozinha, sem qualquer coligação, e passará a ter a motivação ou, talvez, o marketing do eu sozinha contra todos eles.

Contra todos mesmo: da direita, da esquerda, do centro e do que mais houver.

Heloísa Helena: uma nova corrida eleitoral.

Uma jogada arriscada, mas que pode funcionar eleitoralmente embora seja o caminho mais difícil e pedregoso para a conquista do mandato eleitoral que ela pretende.

Não é nada fácil e muito menos certa a eleição, considerando que uma coligação ou um partido para eleger seu primeiro parlamentar na disputada de deputado federal terá que ter exatamente 165 mil votos no quociente eleitoral. É muito voto.

Nenhum político alagoano conseguiu até agora, em eleições proporcionais, mais de 100 mil votos sem os conchavos, cadastros ou compra de apoio político. Não há um para bater no peito e dizer que venceu sozinho.

Portanto, pode acontecer com Heloísa Helena se por acaso o eleitor alagoano entender que ela é essencial no parlamento brasileiro. Mas, as tramas que virão para tirar-lhe os votos não serão poucas.

Por ou outro lado, ela terá sua eleição fácil se vier a formar em uma coligação, seja de que tendência  for, onde outros candidatos somem votos para maximizar o potencial real da ex-senadora. Com toda certeza, nesse caso, já entraria na disputa eleita.

No entanto, os adversários não a deixarão incólume nesse processo. Atuarão na desconstrução, no desgaste, no ataque sistemático, enfim, para apresentá-la como uma candidata igual aos outros que fazem alianças e disputam juntos no mesmo palanque uma eleição.

Heloísa Helena, mais do que ninguém sabe disso. Obviamente, que está a estudar qual o caminho que vai seguir para voltar a brilhar no Congresso Nacional.

 

 

 

 

 

 

2 Comentários

  1. Jhonata disse:

    Já ganhou. Heloísa Helena sserá a deputada federal mais votada de Alagoas. A Mulher tem garra, tem história, é autêntica, nunca foi envolvida em nenhum escândalo de corrupção, e sempre trabalhou pelo povo!

  2. Itamar disse:

    Em qualquer situação ela terá meu voto.
    Por que eu conheço seu trabalho e que Deus te ajude.

Deixe o seu comentário