7 de Janeiro de 2016 • 12:01 pm

Blogs » Marcelo Firmino

O melhor governador, o segundo melhor prefeito e o carnaval do Boi Paraná

Não que o governador não mereça, mas reduzir o Brasil para 9 e 13 Estados aí também já é demais.

Por: Marcelo Firmino
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Paranauê, Paranauê, Paraná… Eis o refrão da música do boi Paraná do carnaval de Maceió. E nesses tempos quem faz o carnaval mesmo é um instituto de pesquisa que anda nas bandas de cá para satisfazer o ego e superego de gestores públicos em um ano emitentemente eleitoral.

Eis que o governo municipal divulgou a pesquisa do Paraná, realizada em outubro, como identificou o jornalista Luiz Villar, do Portal Cadaminuto, com um detalhe pra lá de estranho. Fez “a pesquisa” em apenas 13 capitais. O Brasil tem 26 Estados e, portanto, 26 capitais.

O detalhe é que a pesquisa do  Paraná, muito conhecido no sul por atender aos interesses de um determinado partido político e até com ligações históricas dos dirigentes com essa legenda partidária, surgiu como destaque de alguns portais de notícias macioenses, colocando o prefeito Rui Palmeira (PSDB) como o segundo melhor avaliado “do País”. O que quer dizer que reduziram o Brasil para 13 Estados. E curiosamente ela apareceu quando Rui Palmeira passou a sofrer um desgaste considerável, a partir do momento em que virou às costas para o Jaraguá Folia, as prévias carnavalescas de Maceió e os blocos de carnaval tradicionais. Preferiu o Maceió Verão pelos artistas nacionais que virão, pagos a preço pra lá de significativos. O evento da visibilidade, anima e gera mídia. Faz parte do marketing de quem é candidato a reeleição.

Paranauê, Paraná.

Claro que aí está uma maneira midiática de resgatar imagem, a partir de uma “pesquisa” para injetar ânimo nos interesses políticos. Só que ela por si só se esvai diante da precariedade dos dados apresentados, os quais com a defasagem temporal pretendia se tornar no pulo do gato. Aliás, gato come ração e ração hoje em dia custa caro. Talvez, aí esteja a razão das demais capitais brasileiras não terem sido “pesquisadas”.

E o Paraná ainda vai mais longe, quando revela em sua  pesquisa  que o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) é o melhor do Brasil. Mas, fez a pesquisa em apenas 9 Estados dos 26 existentes, além do Distrito Federal.

Não que o governador não mereça ser o melhor e o alagoano torce por boas notícias para Maceió e toda a terra caetés. Mas tudo isso tem o quê, que não bate bem, considerando os fatos e ações desse sofrido torrão.

Assim, se for mesmo para fazer o carnaval, então que seja com a música do boi Paraná.

Paranaê, Paranauê, Paraná.

 

 

 

 

Deixe o seu comentário