24 de setembro de 2017 • 2:23 pm

Infraestrutura » Meio Ambiente

Obras de esgotamento sanitário auxiliam na preservação do Velho Chico

Secretaria de Estado da Infraestrutura executa obras em Piaçabuçu, Belo Monte, São Brás e Delmiro Gouveia, minimizando impactos no rio

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Em dois anos e meio, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) tem investido mais de R$ 50 milhões em políticas de saneamento em cidades ribeirinhas, para revitalização do rio São Francisco.

Entre os municípios contemplados, estão Piaçabuçu, Belo Monte, São Brás e Delmiro Gouveia.

De acordo com a secretario de Estado da Infraestrutura, os atuais investimentos da pasta em obras de esgotamento sanitário e infraestrutura hídrica na região beneficiam mais de um milhão de pessoas que têm acesso à água do Velho Chico no Sertão e Agreste de Alagoas.

Entre os municípios contemplados, estão Piaçabuçu, Belo Monte, São Brás e Delmiro Gouveia.

A iniciativa tem como objetivo ampliar de 19% para 40% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto no interior de Alagoas, assim como saltar de 35% para 70% na capital e deixar 100% dos serviços contratados.

Nesses municípios, os investimentos são frutos de convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Os sistemas são compostos por redes coletoras (tubulações que passam pelas residências); estações elevatórias (responsáveis pelo bombeamento do esgoto de áreas mais baixas para o ponto mais alto); e estação de tratamento.

Ato em Defesa do São Francisco

O governador de Alagoas, Renan Filho, ao lado de Jackson Barreto, governador de Sergipe, promoveu Ato em Defesa do Velho Chico, na última sexta-feira (15), em Penedo.

Na ocasião, foi lançado Grupo de Trabalho para a construção de uma proposta multissetorial para a recuperação da bacia hidrográfica, que terá participação direta da Seinfra e da Casal.

Deixe o seu comentário