2 de dezembro de 2016 • 10:42 am

Brasil

Odebrechet diz em delação que Dilma nunca lhe pediu vantagens

Marcelo Odebrechet fez declaração em delação premiada

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Em sua delação premiada, Marcelo Odebrecht teria afirmado que a ex-presidente Dilma Rousseff nunca pediu recursos para ela mesma. As informações são do Estado de S. Paulo.

A nota afirma ainda que Marcelo Odebrecht teria dito que ela tinha conhecimento de todo o esquema da Petrobrás.

Dilma: sem vantagens

Dilma: sem vantagens

Emilio Odebrecht, filho do fundador da empresa, Norberto, assinou o acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. Executivos da empreiteira já começaram a assinar os acordos, na quinta-feira (1º). No total, 77 executivos e ex-executivos fecharão acordos com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato, inclusive o ex-presidente Marcelo Odebrecht.

Devido ao alto número de delatores, a etapa de assinaturas só deve terminar na sexta-feira. A delação da Odebrecht é a mais aguardada da Lava Jato, já que documentos encontrados na empresa relacionam mais de 200 políticos.

Também nesta quinta-feira, a Odebrecht começou a assinar, em Curitiba, o acordo de leniência com os procuradores da Lava Jato. A empreiteira se compromete a pagar uma multa de R$ 6,7 bilhões em 20 anos. O dinheiro será dividido entre o Brasil, que ficará com a maioria do montante, Estados Unidos e Suíça.

O acordo de leniência permite que a empresa possa continuar sendo contratada pelo poder público. Também retira um entrave à contratação de empréstimos junto a instituições financeiras.

As autoridades americanas exigiram o aumento de pelo menos US$ 50 milhões no montante que será transferido para o país, além de mudanças nas condições de pagamento.

A próxima etapa será a homologação do acordo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.  Os executivos deverão prestar depoimentos detalhando os fatos relatados de forma resumida até o momento.

Deixe o seu comentário