29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Oficial da PM de Alagoas é selecionado pela ONU para Missão de Paz

Tenente vai embarcar rumo a Sudão do Sul, país localizado no nordeste da África e que passa atualmente por uma guerra civil

Com viagem marcada para o próximo dia 23, o tenente da Polícia Militar de Alagoas, Rodolfo Esperidião, está em fase final de preparação para embarcar rumo a Sudão do Sul, país localizado no nordeste da África, que possui sérios problemas econômicos e passa atualmente por uma guerra civil.

Tenente Rodolfo Esperidião está em fase final de preparação para embarcar rumo a Sudão do Sul, em missão de paz da ONU.

O oficial alagoano foi selecionado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) para fazer parte da Missão de Paz que visa auxiliar na construção da segurança pública da região.

Nascido em Maceió e há dez anos como policial militar, o tenente precisou passar por um longo processo seletivo, iniciado em 2015, por meio de uma prova realizada em Pernambuco.

Após obter sucesso na primeira etapa, o oficial participou de um treinamento preparatório no Rio de Janeiro. Por fim, representantes da própria ONU o avaliaram através de uma entrevista, em inglês, por telefone.

“Desde o início venho recebendo o apoio de meus pais e meu irmão. Eles sempre souberam que esse é um sonho que estou prestes a realizar. Poder levar a bandeira de meu Estado é uma honra inimaginável, sei o quanto é importante para a nossa Polícia Militar, pois demonstra o quanto nossos membros são capacitados para as mais variadas missões”, explicou o alagoano.

Missão de paz

As missões de paz das Nações Unidas são um instrumento singular e dinâmico, desenvolvido pela Organização para ajudar os países devastados por conflitos. Ao todo, 63 operações de paz foram criadas. Ao longo dos anos, as missões evoluíram para atender as necessidades de diferentes tumultos e panoramas políticos.