26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

ONU quer dar visibilidade às grotas de Maceió para garantir inclusão

Primeiro escritório do ONU-Habitat no Nordeste, onde serão centralizadas as atividades do programa Vida Nova nas Grotas, foi inaugurado nesta segunda

O governador Renan Filho (PMDB) inaugurou, nesta segunda-feira (2), o escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em Maceió, o primeiro do organismo no Nordeste brasileiro, que ficará responsável pela condução das ações do programa Vida Nova nas Grotas.

Programa Vida Nova nas Grotas será o maior investimento da história de Alagoas já feito pelo Governo nessa área. (Fotos: Agência Alagoas)

As ações já são executadas em 26 comunidades e a meta é chegar a 40 ainda em 2017. Em 2018, outras 36 grotas serão contempladas, alcançando as 76 comunidades de Maceió.

De acordo com Renan Filho, o Estado já investiu R$ 15 milhões nas ações do Vida Nova nas Grotas, com a garantia de chegar a R$ 35 milhões no próximo ano.

De acordo com a oficial nacional do ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti,

Onu-Habitat

Com a presença do ONU-Habitat, o Vida Nova nas Grotas passa a ser trabalhado dentro do Índice de Prosperidade das Cidades, metodologia desenvolvida pela ONU e aplicada em mais de 400 cidades ao redor do mundo.

O foco inicial é na produção de dados e informações, seguido do desenvolvimento de estratégias de prevenção e melhoramento de bairros informais, segurança e uso do espaço público e financiamento econômico e inclusão produtiva, com capacitações de gestores, servidores e lideranças.

Segundo a oficial do ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti, a entidade chega a Alagoas para trazer sua experiência acumulada em todas as partes do mundo na execução de políticas públicas de inclusão.