28 de abril de 2015 • 11:04 am

Bleine Oliveira

Os brasileiros, a inflação e o desemprego

O brasileiro está pessimista e, por isso, pretende reduzir as compras de maior valor. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC)…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O brasileiro está pessimista e, por isso, pretende reduzir as compras de maior valor. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) voltou a cair em abril, alcançando o menor patamar desde junho de 2001.

O INEC acumula queda de 9,3% no ano e está 8,9% menor do que o registrado em abril de 2014 – informa o estudo  divulgado nesta segunda-feira, 27, pela CNI.

Feita em parceria com o Ibope, a pesquisa mostrou que o aumento no pessimismo da população é resultado da maior preocupação com a inflação e o desemprego.

Mesmo assim, a pesquisa mostra que a percepção dos brasileiros em relação à situação financeira atual melhorou um pouco.

O indicador de situação financeira aumentou 7,7% em abril e o de endividamento subiu 0,3% frente a março. O índice de expectativa para a renda pessoal nos próximos três meses aumentou 11,9% em relação ao mês anterior, mas continua 8,9% inferior ao registrado em abril do ano passado.

Com CNI

Deixe o seu comentário