23 de novembro de 2015 • 7:22 pm

Bleine Oliveira » Blogs

Os cidadãos e a corrupção

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato em primeira instância, não vê o governo ou a classe política agindo para acabar com a corrupção…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato em primeira instância, não vê o governo ou a classe política agindo para acabar com a corrupção no País. Durante palestra no IX Fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas, em São Paulo (SP), o magistrado afirmou que não vê mudanças na postura do governo e do Congresso Nacional em relação ao problema.

Mas, o que é que ele esperava?

Que os senhores congressistas criassem leis para serem cassados ou presos?

Sim, por que são raras as flores no pântano em que transformaram o Congresso brasileiro.

Tudo bem que o estão em vigor a Lei Anticorrupção e a Lei de Improbidade Administrativa, marcos dos esforços do Estado brasileiro de combate à corrupção.

Mas…

Nós temos uma corrupção sistêmica profunda e penetrante no âmbito da administração pública. O nível de deterioramento da coisa pública é extremamente preocupante”, disse Sérgio Moro.

Aliás, Moro deixou claro que o fim da corrupção depende muito mais do cidadãos do que de operações como a Lava Jato.

Tá certo, ele! Afinal, se esperarmos somente pelos poderes constituídos, nunca veremos a corrupção acabar.

A pedido do então governador do Estado, Aécio Neves (PSDB), aeronaves de propriedade do governo do Estado de Minas Gerais foram emprestadas a famosos, empresários, políticas e outras pessoas não ligadas à administração pública entre 2003 e 2010, aponta reportagem da Folha de S.Paulo publicada neste domingo (8).

Segundo a reportagem, em 198 dos 1.423 voos realizados entre janeiro de 2003 e março de 2010 que têm Aécio como solicitante não houve a presença nem do tucano nem de agentes públicos autorizados pela legislação a usar essas aeronaves.

Entre as celebridades que utilizaram a aeronave, estão o apresentador Luciano Huck, Sandy e Júnior.

Dá pra suportar notícias como essas sem pensar em como a corrupção está entranhada na realidade do Brasil?

Punossasinhora!!

Deixe o seu comentário