25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão propõe mobilização da bancada para salvar ensino superior

Ufal e Ifal enfrentam sérios problemas com investimento zero do governo Temer

A falta de investimentos do governo federal nas instituições de ensino superior tem gerado problemas de toda ordem para as universidades, como a Ufal – Universidade Federal de Alagoas – e o Ifal – Instituto Federal de Alagoas, que estão prestes a fechar as portas diante da falta de apoio.

Ufal pede socorro a bancada federal

As duas instituições decidiram se mobilizar no sentido de buscar a atenção da classe política para reverter o quadro dificuldades ou minimizar o rosário de problemas. O Ifal, por exemplo, recebeu em 2014 mais de R$ 35 milhões para investir em manutenção de suas unidades de ensino. Este ano, apesar do crescimento das demandas, o governo Michel Temer investiu 0%. Ou seja, não liberou um centavo sequer. O mesmo drama passa a Ufal.

Apoio – Na luta para buscar apoio para a instituição, a reitora Valéria Correia e gestores da administração superior da Ufal reuniram-se com parte da bancada federal por Alagoas, na última sexta-feira. 29. Estiveram presentes os deputados federais por Alagoas, Ronaldo Lessa e Paulão.

Na ocasião, Valéria Correia apresentou um portfólio com projetos de novas obras para a Universidade. A estrutura da instituição (número de servidores, alunos, unidades e campi), a oferta acadêmica (cursos de graduação e pós, grupos de pesquisa e projetos de extensão), ações de assistência estudantil e os recursos utilizados para manter os serviços também foram apresentados.

O portfólio apresentado destaca investimentos em infraestrutura, que terão impacto na sociedade alagoana. Os projetos incluem a construção de um complexo cultural no Campus A. C. Simões que não só beneficiará os estudantes e os cursos de artes, mas, principalmente toda a população da parte alta da cidade de Maceió.

Compromisso – O deputado Paulão defendeu a importância da Ufal e prometeu engajamento para mobilizar os demais membros da bancada alagoana na liberação de uma emenda impositiva que assegure investimentos para 2018 no ensino superior. “É perceptível a grande mudança nos lugares onde as instituições de ensino chegam. Os jovens, a realidade local, a economia da cidade, tudo muda”.

Paulão na reitoria do Ifal: compromisso assumido.

O compromisso assumido pelo deputado foi o mesmo com o a Reitoria do Instituto Federal de Alagoas, em reunião nesta segunda-feira, 02.

Ele destacou o trabalho realizado na gestão do reitor Sérgio Teixeira Costa e reforçou a necessidade de uma ampla mobilização da bancada para salvar o ensino superior.

“Não pode ser de outra forma. A bancada precisa entender que sem investimentos no ensino superior a situação das instituições será de calamidade e o desenvolvimento educação, científico e tecnológico de milhares de jovens matriculados em cada faculdade estará verdadeiramente comprometido”, destacou Paulão.