27 de junho de 2016 • 6:57 pm

Política

Paulão: Temer prepara desmonte da previdência e da assistência social

Sessão pública na Assembleia Legislativa debateu o tema com usuários e gestores do sistema SUAS

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O desmonte da previdência social e de políticas públicas que garantem a assistência social vai promover um retrocesso nas conquistas dos SUAS – Sistema Unificado da Assistência Social – e nas conquistas de direitos trabalhistas dos trabalhadores brasileiros, segundo denunciou nesta segunda-feira, 27, o deputado federal Paulão (PT), durante sessão pública realizada na Assembleia Legislativa.

Paulão: Temer promove o desmonte.

Paulão: Temer promove o desmonte das conquistas sociais.

A sessão foi convocada pela deputada estadual Jó Pereira (PMDB). De acordo com o deputado Paulão, o presidente da República interino, Michel Temer, prepara mais um golpe contra as políticas públicas do País e ainda contra as camadas mais pobres da sociedade. “Além de acabar com o SUAS, o Temer ainda coloca precariamente o programa Bolsa Família dentro da Previdência Social, o que vem a ser um absurdo sem precedentes”, destacou o parlamentar.

Adeputada Jó Pereira presidiu a sessão pública.

Adeputada Jó Pereira presidiu a sessão pública.

Uma das razões do desmonte, disse o deputado, é que a previdência social movimenta anualmente cerca de  de R$ 500 bilhões anuais da Previdência e esse dinheiro que não pode ser transferido a banqueiros e rentistas por intermédio do pagamento de juros da dívida pública. “Além disso é  um montante que não pode subsidiar acordos políticos-empresariais”. destacou.

Fundamental – No caso específico do SUAS, o deputado declarou que a sociedade ainda não percebeu a importância do sistema, mas o cidadão que é usuário bem como os profissionais da área estão cientes do desmonte promovido por Temer e deverão reagir ao retrocesso. Para isso, considera fundamental que todos que atuam no segmento passem a dar clareza a população brasileira  sobre a importância do SUAS .

Disse que hoje as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como por exemplo,  mulheres vítimas de violência doméstica; crianças e adolescentes abusadas e exploradas sexualmente; as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil; os idosos abandonados pelas famílias; as pessoas em situação de rua, todos estão prestes a perderem as políticas públicas pelas reformas propostas pelo governo interino.

Usuários e gestores lotaram plenário da ALE.

Usuários e gestores lotaram plenário da ALE.

O que se percebe, ainda segundo Paulão, é que o governo atual tem deixado à mostra todo o seu preconceito com os pobres do País. Ele manifestou todo o apoio ao colegiado do gestores da Assistência Social, o Cogemas, que tem encampado  a luta em defesa das políticas públicas do setor.

Durante a sessão pública na Assembleia Legislativa, gestores do sistema, parlamentares, professores e dirigentes de entidades que atuam na área da assistência social e previdência social manifestaram repulsa as iniciativas do governo federal que visam promover o retrocesso. Na oportunidade, a deputado Jó Pereira reiterou seu apoio a essa luta. Da mesma forma se manifestaram solídários o deputado Rodrigo Cunha e o vereador maceioense, Francisco Filho.

 

Deixe o seu comentário