16 de julho de 2016 • 8:24 am

Interior

Paulo Jacinto em festa: neste sábado, acontece o 64º Baile da Chita

A festa só termina no domingo, 17, com o baile da chitinha e eventos musicais em praça pública

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas, o Baile da Chita, realizado anualmente, no município de Paulo Jacinto, tem neste sábado, 16, sua 64ª edição. A cidade recebe hoje seus nativos que moram fora e os convidados que anualmente acompanham a festa tradicional.

Laryssa Amorim: a rainha de 2015

Laryssa Amorim: a rainha de 2015

O Baile da Chita nasceu de um movimento da juventude paulojacintense, na década de 1950, com o objetivo de angariar fundos para a campanha de emancipação política de Paulo Jacinto, à época, um povoado pertencente ao município de Quebrangulo.

Sucesso do momento, a música Rosinha de Propriá, de Humberto Teixeira, cantada por Luiz Gonzaga, ganhou versão de paródia para a mobilização dos jovens na luta pela emancipação, e virou tema do baile, até hoje tocada na abertura e no encerramento da festa.

O romance na festa.

O casal no clima da festa.

O evento fez sucesso, desde o primeiro

As amigas na curtição

As amigas na curtição

momento. Virou referência. Até Luiz Gonzaga passou por lá. E mesmo com o passar dos anos e mudanças de hábitos, até hoje o Baile da Chita é capaz de lotar a cidade, unir gerações de paulojacintenses e atrair pessoas de vários cantos de Alagoas e de outros estados.

Trata-se de uma festa que orgulha o paulojacintense e teve seu reconhecimento pelo governo estadual, quando a reconheceu como partimônio imaterial de Alagoas.

Deixe o seu comentário


Publicidade