22 de agosto de 2016 • 8:20 pm

Maceió » Política

Pesquisa com empate de Cícero e Rui acende luz amarela entre tucanos

Apesar de todo investimento em propaganda, Rui não conseguiu largar na frente

Por: Da Redação
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A primeira pesquisa do Ibope para prefeito de Maceió mostra o que o prefeito Rui Palmeira (PSDB) mais temia. Ou seja, ter pela frente um adversário forte, uma vez que na eleição do seu primeiro mandato praticamente competiu sòzinho. De acordo com a pesquisa Cícero Almeida e Rui estão empatados com 31% das intenções de votos.

Para o prefeito a notícia não foi das melhores considerando todo o tempo que teve de exposição em propaganda do seu governo (“ó, ó ó a Prefeitura…”) com um investimento maciço nas emissoras de televisão, rádios e sites de notícias alinhados e, no entanto, não conseguiu colocar larga vantagem sobre o principal adversário.

Pesquisa – Divulgada nesta segunda-feira, 22, a pesquisa mostra os seguintes percentuais de intenção de voto,

– Cícero Almeida (PMDB) – 31%
– Rui Palmeira (PSDB) – 31%
– JHC (PSB) – 11%
– Paulão (PT) – 3%
– Fernando do Villlage (PMN) – 1%
– Gustavo Pessoa (PSOL) – 1%
– Paulo Memória (PTC) – 1%
– Branco/nulo – 16%
– Não sabe/não respondeu – 5%

Paulo Falcão (PSTU) aparece com 0%, mas este já não é mais candidato.O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-SP) sob o protocolo AL-00088/2016.

Pesquisa espontânea – Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, menos da metade da amostra (39%) declara não saber em quem votar, enquanto 25% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidado Cícero Almeida é mencionado espontaneamente por 16% dos alagoanos e o atual prefeito Rui Palmeira, por 15%. JHC é citado por 4%. Os outros candidatos somam 1%.

Avaliação de Palmeira – Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Rui Palmeira. Veja os números:
– Ruim/péssima – 25%
– Regular – 37%
– Ótima/boa – 36%
– Não sabe/não respondeu – 2%

Os dados acendem, neste momento, acendem a luz amarela no comitê dos tucanos, considerando os investimentos que foram feitos na mídia e ainda a contra propaganda de Rui em relação a Almeida. A exepctativa de Palmeira é a judicialização da campanha, como foi feito no passado contra Ronaldo Lessa, para poder tirar Cícero Ameida da disputa.

Os candidatos JHC  e Paulão pontuaram na pesquisa, praticamente, sem alterações de dados, uma vez que nas pesquisas realizadas internamente pelos partidos apontam ambos com os mesmos números realizados pelo Ibope

 

Deixe o seu comentário