19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Pesquisa diz que Alagoas tem o maior crescimento do NE no varejo

Estado diz que incentivos ajudaram o comércio local

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)indica que as vendas do varejo em Alagoas alcançaram em junho um crescimento de 11,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os revelam que em comparação ao mês anterior, maio de 2017, a variação positiva de Alagoas é de 2,4%, considerada a maior do Nordeste e uma das maiores do Brasil, atrás apenas de Tocantins (3,3%) e Roraima (4,9%).

Comércio alagoano cresce

Os dados foram comemorados pelo presidente da Associação dos Supermercados do Estado, Raimundo Barreto. Disse ele que “em meio ao período conturbado por qual passou o país nos últimos dois anos, a criatividade foi, sem dúvidas, a palavra de ordem no mercado econômico local”.

Barreto disse ainda que o setor atuou com muito dinamismo, criando novas técnicas e produtos para atender aos consumidores da melhor forma, mantendo o número de vendas e até alcançando um crescimento, que representa algo ainda mais significativo neste momento.

Na visão do Estado os números indicam que as ações de governo favoreceram a atuação do mercado alagoano, graças a uma política de simplificação de sistemas tributários e apoio ao ramo empresarial por meio da concessão de benefícios fiscais e locacionais, concedidos às indústrias através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).

O governo alagoano desta Alagoas a instituição de regimes tributários especiais voltados para o setor atacadista em geral e para os Centros de Distribuição (CD), o que possibilitou atrair indústrias e garantir os avanços do setor na chamada “ponta do consumo”, formada pelos consumidores que demandam o setor de varejo.

P