19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

PF: Banqueiro diz que Jucá não recebeu propina da Andrade Gutierrez

Suposta propina de R$ 2,5 milhões foi assumida pelo ex-controlador do Banco BVA; Investigadores suspeitam que o senador esteja sendo encobertado

O banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos, ex-controlador do Banco BVA, contou em depoimento à Polícia Federal que ficou com os R$ 2,5 milhões enviados pela Andrade Gutierrez ao senador Romero Jucá (MDB-RR) como suposta propina.

Depois que dois delatores da Andrade disseram que o senador foi o intermediário de propina paga a Jucá, em torno de obras da hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia, o banqueiro afirmou que o dinheiro, diferentemente do combinado por ele com a Andrade, não foi remetido para Jucá.

Investigadores suspeitam que o banqueiro queira eximir o senador do recebimento de vantagem indevida.

Jucá

O senador Romero Jucá, líder do governo Temer na Casa e presidente do partido, afirmou à Polícia Federal que “nunca solicitou ou orientou” o ex-controlador do Banco BVA, José Augusto Ferreira dos Santos, a fazer contratos com a Andrade Gutierrez nem foi beneficiado por recursos ilícitos.

Jucá disse ainda que “não conhece, nunca ouviu falar ou tem qualquer relação com as empresas Ibatiba ou Probank” e que “nunca autorizou ou orientou” o banqueiro a abrir ou gerenciar aplicações em seu nome ou em seu benefício.