25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Placas de projeto do IMA/AL são arrancada a mando da prefeitura de Maceió

Ação do Projeto Nossa Praia teria colocado os informes sem prévia autorização; Instituto do Meio Ambiente liberou uma nota de repúdio

A mando da prefeitura de Maceió, realizada pela Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), todas as placas do Projeto Nossa Praia, realizado pelo Instituo do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), foram arrancadas da orla da capital na tarde desta terça (26).

A secretaria justificou a medida como necessária para o “cumprimento da decisão judicial que proíbe a instalação de novos equipamentos sem autorização da prefeitura”.

Segundo o diretor de Convívio Social da SEMSCS, coronel Adilson Bispo, a secretaria tem atuado de forma “indistinta”, impedindo que qualquer novo equipamento sem a documentação necessária seja instalado na orla da cidade de Maceió.

O IMA/AL liberou uma nota de repúdio criticando a ação. O projeto já está na terceira edição e isso, segundo o Instituto, dificultaria todo o trabalho realizado, graças a retirada “retrógrada e sem sentido da prefeitura de Maceió”.

O Projeto Nossa Praia tem caráter educativo e objetiva fazer com que o lixo produzido durante um passeio na orla seja retirado do local. A equipe do setor de Educação Ambiental do IMA está tentando recuperar as placas removidas, que foram, inclusive, danificadas.