3 de março de 2017 • 2:08 pm

Cursos » Habitação

PMCMV leva Senai a abrir vagas em cursos para profissionais da construção civil

Supervisor de obras e operador de processos cerâmicos são dois cursos que o Senai oferece, diante da perspectiva de retomada do Programa Minha Casa Minha Vida.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O curso de Supervisor de Obra será ministrado na Escola Integrada Sesi/Senai do Benedito Bentes, em Maceió. Foto: Divulgação

Com salário inicial de R$ 2.550, a profissão de supervisor de obras, conhecida como Mestre de Obras, deve ganhar importância com a anunciada retomada do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Em fevereiro último, o governo anunciou as novas regras do programa, criando expectativa de vagas na construção civil.

Apostando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), abriu vagas para o curso de Supervisor de Obra, na Escola Integrada Sesi/Senai do Benedito Bentes, em Maceió. A capacitação dura 160 horas, ao final das quais o aluno estará apto a supervisionar e coordenar serviços nos canteiros de obras.

Será uma qualificação mais completa, onde os alunos passam por todos os processos construtivos de edificações. E com a expertise do Senai como escola profissionalizante há mais de 70 anos no mercado”, explica a engenheira civil Rúbia Fonsêca, líder de área da Construção Civil daquela unidade.

O supervisor executa tarefas como analisar e discutir com o engenheiro detalhes e instruções técnicas do projeto a ser executado e participar da instalação do canteiro de obras, definindo locais físicos conforme projeto, compor equipes, distribuir tarefas e acompanhar a realização destas.

Também são funções do supervisor de obras monitorar padrões de qualidade da construção, verificar especificações dos materiais utilizados no canteiro de obras, bem como as condições de armazenagem; e zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controle de todo o material, aparelhos, equipamentos e de seu local de trabalho, observando normas de segurança do trabalho.

Processos cerâmicos – O Senai também está com inscrições abertas para o curso Operador de Processos Cerâmicos, área que oferta de vagas no mercado de trabalho. Esses especialistas definem a qualidade da matéria-prima das cerâmicas, identificando origem e características para poder utilizá-las da melhor maneira.

A capital alagoana vai ganhar um moderno laboratório para a formação profissional dos operadores, construído na Escola Integrada Sesi/Senai do Benedito Bentes, a ser inaugurado neste mês de março. Os interessados nos dois cursos devem acessar o site do Senai, no endereço www.al.senai.br ou ligar para o Call Center, no (82) 3223-2200 ou direto na própria unidade, pelo (82) 2121-7272.

Deixe o seu comentário