29 de fevereiro de 2016 • 4:44 pm

Blogs » Fátima Almeida

Prazo de filiação partidária vai esquentar clima eleitoral nos próximos dias

Candidatos têm até o dia 2 de abril para definir o partido pelo qual vão disputar a eleição municipal deste ano.

Por: Fátima Almeida
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Ilustração

Ilustração

O mês de março entra, nesta terça-feira, elevando a temperatura do clima eleitoral para a disputa deste ano, quando serão escolhidos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Quem pretende colocar o nome na disputa eleitoral, em qualquer um desses cargos, vai ter que definir, nas próximas semanas, por qual partido vai sair candidato. De acordo com o calendário eleitoral deste ano, o dia 2 de abril é o prazo limite para filiação partidária de quem pretende se candidatar.

É a temporada de caça, onde, na maioria dos casos, ideologia é o que menos importa. E nesse processo, nem sempre o candidato é o caçador. Muitos deles se transformam em caça, assediados por partidos políticos em busca de fortalecer sua representatividade política.

Em muitos gabinetes, as reuniões fechadas já estão a todo vapor. E nessa negociação, a calculadora é peça fundamental. A equação eleitoral tem que fechar nas quatro operações: somar forças; multiplicar votos; garantir um bom coeficiente; para diminuir o impacto da concorrência.

Numa eleição proporcional, nem sempre ganha quem é bom de voto;

Tem que ser bom em matemática também!

CONVENÇÕES

Mesmo ocorrendo, agora, as escolhas partidárias, somente no período de 20 de julho a 5 de agosto, os partidos estão autorizados, pela legislação eleitoral, a realizar as convenções para definição de candidatos.

O prazo limite para o registro de candidaturas é 15 de agosto.

ELEITORES

Não são apenas os partidos e candidatos que devem estar atentos ao calendário eleitoral. Para os eleitores, o dia 4 de maio é a data final para a inscrição de novos títulos ou alteração em títulos já existentes eleitor, transferência de domicílio e regularização de pendências eleitorais.

Para solicitar segunda via fora do domicílio eleitoral, o prazo vai até o dia 3 de agosto. Dentro do próprio domicílio, essa requisição pode ser feita até o dia 22 de setembro.

ELEIÇÕES

Este ano, as eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores ocorrem no dia 2 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 do mesmo mês, nos municípios onde houver necessidade de 2º turno.

Deixe o seu comentário