26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Prefeitura de Palmeira assina acordo para o piso salarial do CREA

Prefeito quer implantar o benefício até o fim deste mês.

Crea e Prefeitura assinam acordo.
Crea e Prefeitura assinam acordo.

Palmeira dos Índios é a primeira cidade de Alagoas a criar um projeto de lei que determina o cumprimento do piso salarial para os profissionais vinculados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL). A boa notícia foi oficializada após quando o prefeito James Ribeiro assinou, ao lado do presidente do Conselho, Fernando Dacal, o documento que irá beneficiar aos servidores públicos municipais.

O que é lei precisa ser cumprido. E é essa legalidade que o Crea e a Prefeitura de Palmeira estão buscando. “Estamos cumprindo as Leis Federais 5.194 e 4.950-A de 1966, que fixa o piso profissional da área tecnológica em seis salários mínimos. Assim, adianto que qualquer município alagoano que tiver a mesma decisão terá o nosso apoio e será homenageado pelo Crea Alagoas”, falou o presidente Fernando Dacal.

Dacal: uma vitória da categoria em Palmeira.
Dacal: uma vitória da categoria em Palmeira.

Ainda tem mais conquistas. A iniciativa municipal da cidade sertaneja receberá o selo “Prefeitura Legal”, um certificado do Crea Alagoas que garante o reconhecimento do Sistema Confea/Crea com o valor dado ao trabalhador.

“O certificado é uma resposta ao valor dado pela administração municipal ao profissional, que agora passa a ser respeitado. Mais uma vez mostramos a força da nossa profissão e o resultado está aí, com essa conquista aos profissionais de Palmeira.  Essa valorização é uma luta não só do Crea mais também de todas as entidades e conselheiros do órgão. O prefeito James está de parabéns pela sensibilidade e a atenção disponibilizada a todos os integrantes do Sistema”, comemorou Dacal, informando ainda que estará presente no dia da votação do projeto na Câmara de Vereadores.

O prefeito James já adiantou que, no máximo, até o final de agosto o legislativo da cidade deve aprovar o projeto, para em seguida ser sancionado. “Nosso objetivo é fazer com que Palmeira seja um município legal, cumpridor da lei. Isso reflete em nossas ações, que objetiva sempre a valorização do servidor público”, disse Ribeiro, destacando a importante participação do Crea na cobrança para que essa iniciativa fosse efetivada.

Um dos beneficiados com o projeto é o engenheiro civil Daniel Furtado. Servidor público e representante dos profissionais, Daniel esteve presente na reunião que selou a conquista também para os tecnólogos do município. “É um grande avanço para a categoria que compõe o quadro técnico municipal. Fico muito feliz em ter participado desse momento histórico”, destacou Daniel.