24 de abril de 2015 • 5:13 pm

Maceió

Prefeitura vai implantar modelo inédito de ciclofaixas

Através de uma faixa de mão dupla, SMTT vai ligar Avenida Deputado José Lages, no bairro da Ponta Verde com o Centro de Maceió

Por: Vinicius Firmino
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Ciclofaixa será dividida em dois sentidos, sendo um em direção à orla, e outro no sentido contrário. (Crédito: Ilustração)

Ciclofaixa será dividida em dois sentidos, sendo um em direção à orla, e outro no sentido contrário. (Crédito: Ilustração)

Um novo modelo de ciclofaixa, que ligará a Orla Marítima com o Centro de Maceió, está sendo implantado pela Prefeitura da capital alagoana. A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) iniciou uma a pintura – sinalização horizontal – desse projeto de mão dupla que será executado na Avenida Deputado José Lages, no bairro da Ponta Verde. A previsão é que os serviços sejam concluídos no mês de maio. Segundo o coordenador de projetos de transportes da SMTT, Leônidas Calheiros, esse é um trabalho inédito na capital.

“Teremos um trecho em que os ciclistas vão pedalar entre o estacionamento e a faixa de veículos. A ciclofaixa será dividida em dois sentidos, sendo um em direção à orla, e outro no sentido contrário. É um modelo experimental e nós veremos, no decorrer da implantação, se ele se adapta à cidade”, explicou.

Bicicletada aprova iniciativa

É mais um reforço de educação aos condutores automotivos. E os representantes do Movimento Bicicletada de Maceió aprovaram o modelo proposto pela Prefeitura. Integrantes do grupo Bicicletada, Alexandre Casado e Daniel Moura, conheceram o projeto através de Leônidas, na sede da SMTT. Para eles,  é importante haja infraestrutura, de modo que possa reforçar, para aos motoristas, à presença do ciclista na via.

Integrantes do Movimento Bicicletada conhece o projeto na SMTT. (Crédito: Ascom/SMTT)

Integrantes do Movimento Bicicletada conhece o projeto na SMTT. (Crédito: Ascom/SMTT)

 

Os próximos projetos são a implantação de ciclofaixas na Rua Capitão Marinho Falcão e na Avenida Comendador Leão, ambas no bairro do Poço. A estimativa da SMTT é que a implantação da nova ciclofaixa também ajude a ordenar o trânsito na Avenida Deputado José Lages, demarcando o espaço de estacionamento ao longo da via.

Durante a implantação, equipes da Educação de Trânsito do órgão farão ações educativas de orientação aos ciclistas e demais condutores.

1 Comentário

  1. marcos disse:

    Só espero que não seja igual o da prefeitura de São Paulo. Lembrando aos idealizadores que estamos no Brasil e não na Holanda .ok

Deixe o seu comentário