29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Profissão sindicalista: o peleguismo à brasileira nos dados do Ministério do Trabalho

Mais de 8 mil de sindicalistas estão nos mandatos nas entidades há mais de 10 anos. Há gente que está sindicalista há 30 anos.

movimento sindicalProfissão sindicalista. Assim podem ser qualificadoss inúmeros dirigentes sindicais brasileiros que se eternizaram dirigentes em entidades sindicais no País inteiro. É o novo sindicalismo à brasileira. Os  são do dados do Ministério do Trabalho e apontam que no Brasil existem pelo menos 8.518 presidentes e diretores de sindicatos com mais de 10 anos de mandato. A informação é do jornal O Globo desta segunda-feira

De acordo com o jornal, existem no Brasil 10,6 mil entidades de classe que respondem por uma arrecadação da ordem de R$ 3,1 bilhões. Segundo a reportagem, várias entidades respondem na Justiça por indícios de irregularidades e desvios de funcionalidade do uso da chamada contribuição sindical.

Segundo o Globo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Ornar José Gomes, por exemplo tem mais de 90 anos de idade e ocupa o cargo há pelo menos 15. Além disso, ele acumula a função de vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), entidade ligada ao deputado Paulinho da Força (SDD-SP).

Já o presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindiMotoristas), Valdevan Noventa, é acusado de utilizar uma cooperativa de motoristas de vans para lavar dinheiro de uma organização criminosa da favela de Paraisópolis, na Grande São Paulo e também de orquestrar greves em parceria com proprietários de empresas de ônibus. O SindiMotiristas negou ao Globo qualquer irregularidade nas suas atuações.