25 de outubro de 2016 • 7:49 pm

Saúde

Projeto piloto trata da nutrição das crianças no interior

O projeto em Alagoas é coordenado pela primeira dama Renata Calheiros.

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O Projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas  realizado nesta terça-feira, 25, em Murici, por meio do Mutirão Antropométrico, reuniu pais,  mães e crianças entre 0 a 6 anos, na cidade, em um evento que chamou a atenção pelo ineditismo. O projeto trabalha o desenvolvimento nutricional das crianças

Mutirão é coordenado pela primeira dama.

Mutirão é coordenado pela primeira dama.

A ação é uma das etapas mais importantes do projeto porque permitirá fazer o diagnóstico, definir o tipo de assistência e acompanhar os resultados no desenvolvimento das crianças atendidas.

De acordo com a nutricionista do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) e pesquisadora do projeto, Morgana Moraes, as próximas ações serão baseadas nestes dados.

“O projeto faz o diagnóstico de como está a alimentação destas crianças. Com o resultado, reúnem-se as três secretarias de estado para buscarmos as estratégias de cuidados com a dieta daquelas crianças que apresentam desnutrição e assim tentarmos mudarmos este quadro”, explicou a nutricionista.

Para Adriana da Silva Santos, dona de casa e mãe de gêmeos de um ano e seis meses, a orientação dos profissionais da saúde pode ajudar a identificar se a alimentação que ela oferece aos filhos está correta.

“Eles não mamaram, mas acho que estão com o peso bom. Hoje, eles comem de tudo, mas talvez não seja tão saudável. As nutricionistas vão falar se estou certa ou errada. Muito bom participar disso aqui”, disse Adriana Santos.

Antes de iniciar o mutirão antropométrico, agentes de saúde receberam capacitação do Cren sobre como devem medir e pesar corretamente crianças e gestantes.

“Não sabíamos de detalhes importantes, mas agora com a capacitação e estes aparelhos modernos poderemos fazer um trabalho mais preciso”, disse a agente do PSF1, Maria José da Silva.  Além das cerca de 300 crianças medidas e pesadas, o mutirão recebeu gestantes atendidas no posto de saúde.

O projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas está sendo desenvolvido em Murici, mas a partir desta experiência será levado para outros municípios de Alagoas, já no próximo ano.

A iniciativa de implantação do projeto no Estado foi da primeira-dama, Renata Calheiros, que coordena o Comitê Estratégico da Primeira-Infância, em conjunto com três secretarias de estado, Saúde, Educação e Assistência Social.

Deixe o seu comentário