28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Punido, Garotinho vai para Bangu 8 e ficará em cela com câmera 24 horas

Ex-governador teria se autolesionado e afirmado, ainda, que as agressões foram realizados por terceiros

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR), que será transferido para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), na zona oeste carioca, ficará em uma cela monitorada por câmera 24 horas.

Garotinho deixa a 21ª DP após denunciar supostas agressões na cadeia. Domingos Peixoto/Agência O Globo

Segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), a transferência é uma “punição” porque Garotinho não teria comprovado supostas agressões relatadas hoje à Polícia Civil.

O juiz eleitoral Ralph Machado Manhães Júnior, da 98ª zona eleitoral – Campos dos Goitacazes, foi consultado e autorizou a transferência da Cadeia Pública Frederico Marques, onde estão os presos da Lava Jato no Rio, para unidade prisional de segurança máxima e, se a VEP (Vara de Execuções Penais) do Tribunal de Justiça do RJ o entendesse, até mesmo para um presídio federal.

Na autorização, o juiz determina que Garotinho seja mantido em cela separada de outros presos e garantida sua segurança.

Suposta agressão

Desde que foi detido por suspeita de corrupção e financiamento ilegal de campanha eleitoral, na última quarta-feira (22), Garotinho estava na Cadeia Pública Frederico Marques, onde estão os presos da Lava Jato no Rio.

Ele foi à 21ª Delegacia de Polícia, na zona norte do Rio, para registrar queixa de agressão dentro da cela. A defesa do ex-governador disse que ele corria risco nesta cadeia, onde estão seus rivais políticos.

Garotinho registrou queixa na Polícia Civil por suposta agressão sofrida na cadeia. Segundo seu advogado, o ex-governador disse ter sido agredido por um homem com um cassetete.

O Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio afirmou, após depoimento à polícia do agente penitenciário responsável pelo turno da madrugada na Frederico Marques, que as câmeras de segurança não registraram nenhum invasor na cela do ex-governador. A Seap informou ainda que Garotinho estava sozinho em uma galeria composta por nove celas, todas vazias.

A Seap disse ter examinado as imagens das câmeras da cadeia, que “não detectaram presença de qualquer pessoa ou estranhos na galeria onde se encontra o detento que pudessem causar tais lesões”.

“Autolesionado”

Na decisão do juiz eleitoral Ralph Manhães Junior, ele diz que recebeu informações do juiz Schilling, da VEP, e do secretário de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro, de que Garotinho “estaria causando transtornos” na cadeia de Benfica, “pois teria se autolesionado e afirmado, ainda, que as agressões foram realizados por terceiros”.

“O Garotinho teve um delírio. Ele está numa galeria sozinho, numa cela sozinho. É impossível que alguém tenha entrado”, afirmou.

Medo

A defesa de Garotinho afirmou que o ex-governador tem evitado as duas horas de banho de sol as quais teria direito para não encontrar seus rivais políticos na cadeia de Benfica.

“Ele está com medo, né? Na presença de todas essas pessoas que ele denunciou, ele corre sério risco de vida”, completou.