14 de dezembro de 2016 • 11:36 am

Bleine Oliveira » Blogs

Quando a economia volta a crescer?

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta terça-feira, 13, mostra que a economia segue sem forças para retomar a trilha do crescimento. A entidade aponta a redução do…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta terça-feira, 13, mostra que a economia segue sem forças para retomar a trilha do crescimento. A entidade aponta a redução do consumo, principal componente do PIB pelo lado da demanda, como causa dessa situação.

Segundo a CNI, a queda conjuga fatores como o aprofundamento do desemprego, redução da renda real e o comprometimento financeiro das famílias. “O investimento, variável crítica para a retomada do crescimento, deverá recuar 11,2% em 2016, o terceiro ano consecutivo de retração. A queda acumulada nesses três anos atingirá 27,2%” – avalia o estudo da entidade da indústria nacional.

Bastante amplo, a análise divulgada pela Confederação mostra que “o crescimento da economia em 2017 ainda será fortemente limitado, em especial na primeira metade do ano, e a retomada da economia deverá ser observada com mais clareza apenas no segundo semestre. O crescimento do PIB, em 2017, será de apenas 0,5%, alavancado por alguma reação do investimento (alta de 2,3%) e das exportações (crescimento de 3,1%). O PIB da Indústria voltará a crescer, todavia ainda de forma apenas moderada (expansão de 1,3%)”.

O estudo está disponível no site da CNI (http://www.portaldaindustria.com.br/cni/publicacoes-e-estatisticas/publicacoes/2015/12/1,8236/economia-brasileira.html)

Deixe o seu comentário