9 de dezembro de 2015 • 3:15 pm

Bleine Oliveira » Blogs

Quem pagou as custas do casamento gay?

Numa solenidade tranquila, sem afetação, 22 casais oficializaram a relação conjugal em ato jurídico com assinatura do juiz André Gêda, coordenador do projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Numa solenidade tranquila, sem afetação, 22 casais oficializaram a relação conjugal em ato jurídico com assinatura do juiz André Gêda, coordenador do projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

A solenidade ocorreu na última segunda-feira, 7, no jardim do Teatro Deodoro.

Um ato de cidadania e de respeito aos direitos individuais, sem dúvida.

Diante da importância histórica e social do evento, vale restabelecer o papel de cada um dos responsáveis, pelo tamanho de sua participação.

O casamento foi parte da programação do 15º Ciclo de Ativismo LGBT de Maceió, organizado em parceria dos movimentos com os governos estadual e municipal.

A cerimônia foi toda financiada pelo Estado, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, que também pagou as custas cartorárias.

Aliás, soube eu que o cartório só liberou a documentação quando todas as custas foram pagas. O pessoal da Secretaria foi alertado pouco antes da solenidade que, sem as custas pagas, não haveria casamento. Um funcionário correu para pagá-las!

Foi o que garantiu a presença do juiz André Gêda, para oficializar o casório.

Bom, restabelecidos os fatos, vale divulgar o que se segue na programação do 15º Ciclo de Ativismo LGBT.

Talvez o mais consequente e atuante presidente que a entidade já teve, Nildo Correia, do Grupo Gay de Alagoas (GGAL) está à frente de tudo.

Na sexta-feira, 11, tem uma ação solidária no Hospital Hélvio Auto (antigo HDT), às 14h, e à noite (23h) etapa final de escolha da drag oficial da 15ª Parada LGBT, que acontece no dia 20, na orla da Pajuçara (concentração em frente ao Alagoinhas).

No sábado, 12, Curso de DJ, às 14h, na Praça Multieventos, e o II Torneio de Futsal Lésbico, às 15, no ginásio do Sesc/Poço).

No domingo, 13, a partir das 10h, tem o esquenta da Parada, denominado Pool Party Pride, na Piscina do Guedes, no bairro do Trapiche.

Tem programação ainda nos dias 18 e 19. Os interessados podem conferir nas redes sociais.

Deixe o seu comentário