8 de setembro de 2016 • 9:22 am

Brasil » Economia

Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda

Os contribuintes podem conferir se suas declarações foram liberadas através do portal da Receita ou pelo Receitafone

Por: Da Redação
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2016 (IRPF) estará disponível a partir desta quinta-feira (8). Restituições dos exercícios de 2008 a 2015 que estavam na malha fina também serão liberadas neste lote. O crédito bancário será feito no dia 15 de setembro.

site_receita_federalPara conferir se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar o website da Receita Federal ou telefonar para o Receitafone (146). A Receita disponibiliza ainda aplicativo para smartphones e outras plataformas digitais que facilita consulta às declarações e à situação cadastral no CPF. É possível consultar nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do contribuinte pessoa física.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

*Com Agência Brasil

Deixe o seu comentário