22 de abril de 2016 • 12:15 am

Maceió » Saúde

Rede pública: Vacinação contra H1N1 começa segunda-feira, em Maceió

Busca pela imunização deve provocar correria aos postos de saúde, mas campanha segue até 15 de maio

Por: Da Redação com Assessoria
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page


download

O início da vacinação na rede pública municipal, contra o vírus da gripe H1N1, anunciado para a próxima segunda-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deve provocar correria aos postos de imunização. Basta ver as grandes filas que têm se formado em frente às clínicas particulares que se anteciparam em oferecer a vacina, cobrando em média R$ 100 pela dose.

Com o número de casos aumentando e registros de mortes por causa da doença, a busca pela imunização tem sido uma preocupação em cada residência, principalmente onde há crianças, gestantes, pessoas idosas e portadores de doenças crônicas, que constituem o público prioritário, por estar mais vulnerával à ação do vírus.

Para atender à demanda a Coordenação do Programa de Imunização informa que está lotando profissionais extras nos postos de maior movimento. Mas ressalta que pode haver redução de atendimento em algumas unidades, por conta da greve dos servidores.

De acordo com o calendário divulgado pela SMS, a campanha, em Maceió, começa a partir das 8h de segunda-feira (25), em toda as unidades de saúde (exceção das que estão em reforma), no horário normal de funcionamento. Também serão instalados pontos de vacinação em supermercados e nos maiores shoppings da capital, confome quadro abaixo:

LOCAL DE VACINAÇÃO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA A SEXTA
(25/04 a 20/05)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SÁBADO
(30/04 e 14/05)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
DOMINGO
 (01, 08 e 15/05)
Super Giro (Trapiche) 08 às 20h 08 às 20h 09 às 15h
Maceió Shopping 09 às 21h 10 às 22h 14 às 20h
G Barbosa (Cruz das Almas) 08 às 20h 08 às 20h 09 às 15h
Parque Shopping ————————- 10 às 22h 14 às 20h
Hiper Bompreço Gruta 09 às 21h 09 às 21h 08 às 20h
Shopping Pátio 09 às 21h 10 às 22h 14 às 20h

 

QUEM DEVE SE VACINAR

A Coordenação de Imunização da SMS informa que as crianças de 6 meses a menores de 5 anos que receberam uma ou duas doses da vacina Influenza sazonal em 2015, devem receber uma dose em 2016. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª.

Indivíduos com 60 anos ou mais deverão receber a vacina. Povos indígenas – a partir dos 6 meses de idade – também estão no grupo prioritário e devem ser imunizados.

Todas as gestantes em qualquer idade gestacional estão dentro do grupo prioritário. Mulheres no período de até 45 dias após o parto, também devem se vacinar, desde que comprovem essa condição, apresentando certidão de nascimento da criança, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Para os trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, a imunização já aconteceu, segundo informou a SMS.

DOENÇAS CRÔNICAS

Devem ser vacinadas, também, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente de idade, conforme determina o Ministério da Saúde. Para isso precisa levar um atestado médico expondo a situação, e entregar ao vacinador para anexar o relatório diário da campanha de imunização.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina.

Deixe o seu comentário