18 de maio de 2015 • 1:20 pm

Bleine Oliveira » Blogs

Renan e o oportunismo, ops, digo, a oposição

Oportunismo, definido no Dicionário Aurélio, significa “acomodação e aproveitamento das circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado”. A segunda definição, do mesmo Aurélio, diz que oportunismo é “sistema…

Por: Bleine Oliveira
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Renan e Dilma 3

Oportunismo, definido no Dicionário Aurélio, significa “acomodação e aproveitamento das circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado”.

A segunda definição, do mesmo Aurélio, diz que oportunismo é “sistema político em que a tática principal é a acomodação às circunstâncias, a transigência adequada nos fatos e acontecimentos momentâneos, para a consecução de seus objetivos”.

O substantivo me veio à cabeça ao pensar no atual posicionamento político do presidente do Senado, o alagoano Renan Calheiros (PMDB).

Ele tem usado sua inteligência e esperteza políticas para ‘fritar’ a presidente Dilma. Dizem que a razão é a inclusão de seu nome na lama da Operação Lava Jato. O senador culpa a presidente por ter sido citado pelos delatores, como beneficiário dos esquemas que quase destruíram a Petrobras.

Desde então vai pra cima do governo com tudo. Quando Renan Calheiros se enfeza com alguém ou alguma coisa, misericórdia!

Essa reunião com os governadores, convocados para um encontro com ele, em Brasília, nesta quarta-feira, 20, é mais um disparo da artilharia que Renan vem usando contra a presidente.

Bem, o debate sobre as questões nacionais é necessário, claro. Mas historicamente não é essa a prática do senador, nem do Congresso Nacional.

Quando o governante está de bem com o povo, o Executivo passa como um trator tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Como não é o caso, a presidente vai ter que ‘se virar nos 30’ pra enfrentar o todo poderoso senador Renan.

Daqui, do alto do Farol, me pergunto, qual é a sua senador?

Deixe o seu comentário